14/11
Minha paixão é por vidas

14 de Novembro de 2018

Todos os planos que o Senhor tem para sua vida, passará pela Eira

Provérbios 6:16-19 - Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.

Davi havia tomado uma atitude que provocou a ira de Deus sobre o povo. Apesar do pecado de Davi com Bate Seba ter lhe feito perder quatro de seus filhos, agora Davi faz um censo e pede para que Joabe, seu principal oficial, por nove meses e vinte dias passasse por todo o território, todas as tribos e contasse cada soldado que estivesse pronto para batalha. A conclusão foi que Israel tinha 800 mil soldados e no lado de Judá mais 500 mil fora a tribo de Levi e Benjamim. Logo o profeta Gade veio a Davi mostrar seu erro que supostamente seria o orgulho. O orgulho encontra-se no topo da lista de pecados que Deus abomina (Provérbios 6:16-17). O orgulho é o solo em que nascem todos os outros pecados, e a fonte de todas as outras transgressões. 

Veio a Peste sobre todo o Israel, até que 70 mil pessoas foram mortas por ela, assim Davi junto aos anciãos e oficiais parte de Jerusalém para Gibeon onde se encontrava o tabernáculo e os sacerdotes a fim de buscar direção de Deus sobre o que fazer. De repente ele teve sua visão aberta e vê o anjo do Juízo sobre a Eira de Araúna. A visão o parou, ele se aproxima do lugar e percebe que havia um homem chamado Araúna, ou Ornã, são os dois nomes dado a ele pelas escrituras, e sua eira estava em atividade, estava trabalhando o trigo. Direcionado pelo profeta Gade Davi faz uma proposta ao dono e pagou 50 ciclos de prata pelos bois e usou seus jugos de madeira como lenha e pagou 600 ciclos de ouro. Ou seja, 7 Kg e 200 gramas de ouro por todo o território da Eira. Não quis de graça e sim disse: Porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada.

Abraão havia colocado Isaque sobre o sacrifício naquele lugar, e no futuro o templo construído por Salomão seria naquele lugar. A Eira ficava em um lugar aberto para facilitar o trabalho e o vento que era abundante. Uma Eira cheia era sinal de abundância e anúncio das festas principalmente a de Sucot. Deuteronômio 16:13 - “Quando se juntar a produção de sua Eira e de seu depósito de vinho, faça para você a festa de Sucot, por um período de sete dias”. 

Da Eira se tirava a oferta movida e os dízimo ao Senhor. Os feixes eram espalhadas na superfície dura da Eira e então pisados por animais ou passados por um malho com ferro preso, como a figura do tribulom. 

A praga cessou na Eira (2ªSamuel 24:25). Deus disse basta para o Anjo da Aflição. Ali Davi levantou um sacrifício e veio fogo do céu como confirmação que o sacrifício foi aceito e a praga cessou. A tradição diz que o primeiro fogo colocado no sacrifício não era por mãos de sacerdotes que vinha do céu. Acredito que há muito tempo não ocorria, pois em Gibeon já não havia espectativa mais. Tem muitos lugares que tem vivido essa experiência onde o fogo não tem vindo mais, veja, quem tem o poder do fogo ainda é o Senhor.

O fogo fez o altar mudar de endereço. O tabernáculo estava em Gibeon, mas Deus estava na Eira de Araúna. O fogo indicou o novo endereço, Davi investiu seu dinheiro na Eira e não onde estava a estrutura. Em um momento de muitas perdas na vida de Davi, um novo ciclo começou, uma outra fase se inaugurou. O anjo da aflição parou na Eira. A Eira se tornou o lugar do sacrifício, Deus sinalizou onde Ele estava! Davi compra o lugar onde ele viu o anjo.

Um ponto chave dessa palavra é o fato da Eira ser o novo endereço do fogo, ali Davi passou primeiro pela tribulação, mas após o sacrifício, veio um tempo de favor de Deus.

Comparado a um tempo de gestação de 9 meses, existe um tempo de espera. Quando acabar o tempo da “gestação”, empurre porque essa dor que aumentou é sinal que algo está para nascer em sua vida. Sua prova se torna maior quando você está à beira da grandeza. A dor de um propósito sempre é aumentada antes do avanço. Tal como um parto quando está chegando o tempo de nascer, pois o aumento da dor é o anúncio do nascimento. Me lembro quando estava construindo minha casa, na reta final tive que me desfazer de algumas coisas como carro, moto para terminar. Então, se você quer acabar esse processo, dê um empurrão! Você tem forças dentro de você para isso, assim como uma mãe a encontra na hora do parto, você vai encontrar força. Não deixe que as circunstâncias ao seu redor diga que não tem mais recursos pois quando essa vitória for alcançada, essa dor do processo será uma memória distante. Dê mais um empurrão!

A passagem para o próximo nível está garantida. Êxodo 23:20-23 é um texto chave na história de Israel, pois o Senhor está prometendo que enviará um anjo para proteger o cumprimento de sua palavra. Eu chamaria de anjo do destino, pois o texto fala de destino, de um lugar que fora preparado por Deus. Mas a presença dos anjos é para garantir que você vai chegar no seu destino. Seu GPS espiritual.

A tribulação tem um emprego, ela tem a função de produzir algo. Veja o que o Apóstolo Paulo diz em duas ocasiões a respeito da tribulação (Romanos 5:3-5). A igreja tem se encontrado fraca porque nossa relação com Deus flutua com base em nossas circunstâncias e não em nossa promessa.

O que te trouxe até aqui não vai te levar para a próxima fase, você precisa passar pela Eira, o chão da Eira é onde se separa o que tem de valor do que não tem valor. Não tem como você continuar e ir para a próxima fase sem fazer essas escolhas em sua vida, porém, essa separação acontece quando o trigo está sendo pisado, passado pelo rolo, pela tribulação. Mas faça como Davi, tire dessa tribulação a revelação para os seus próximos dias.

Quando nossos conceitos passam pela Eira de Deus e quando precisamos amadurecer, o tratamento é outro. Um Pai trata filhos de idades diferentes do mesmo jeito? Certa vez, levei uma coça com meus irmão juntos. Me achei o cara, pois a minha dor passou bem mais rápido, mas eu não sabia que a coça foi em outro nível. Pessoas imaturas tem um tratamento, maduras também, mas quem precisa amadurecer rápido, o tratamento é outro. O Senhor disciplina aqueles que ele ama, para preparar para o próximo nível! O que não é Dele em sua vida vai passar pela Eira. Ele te ama demais para te deixar onde você está. O ponto chave dessa palavra é o fato de Davi ter transformado a Eira de debulhar o trigo em um altar e no futuro o templo de Israel. 

Todos os planos que o Senhor tem para sua vida, passará pela Eira. A posição te foi concedida, mas você vai levar o resto da vida para se tornar o que te foi concedido. Todos nós passamos pela Eira, às vezes parece que ele está querendo te matar, mas Ele está separando o que é real do que é falso em sua vida. Deus não vai abençoar o que fingimos ser, Deus vai abençoar o que somos!

 

0
Categorias
As muralhas vão cair
6 post(s) cadastrado(s) nesta categoria.
Clique para visualizá-lo(s).
Minha paixão é por vidas
87 post(s) cadastrado(s) nesta categoria.
Clique para visualizá-lo(s).
Prepare-se para viver
1 post(s) cadastrado(s) nesta categoria.
Clique para visualizá-lo(s).
Vontade divina
0 post(s) cadastrado(s) nesta categoria.
Clique para visualizá-lo(s).
ARQUIVOS
facebook
BLOG AP. SILVIA
Desperte sua mente!
O que torna uma pessoa infrutífera e pobre?
Que diremos pois à v
Esse é um tempo de retrospectivas
Juntos Somos Melhore
Conheça o propósito e a importância das células para você e para a igreja
Em busca da felicida
Você pode ser feliz
Estarei a salvo
Salvação é a intervenção máxima de Deus na vida de seus filhos