arrow_drop_down
Você! O Seu Maior Patrimônio

Você! O Seu Maior Patrimônio


PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


18/10 a 25/10

VOCÊ! O SEU MAIOR PATRIMONIO


“Sua vida é a maior empresa do mundo; Somente você é capaz de evitar que ela caminhe para a falência”.


“Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste quem é o homem, que dele te lembres. E o filho do homem que o visites?” (Salmos 8.3-4).


  • Quem é você?

  • O que você pode realizar?

  • Quais são os fatores que impedem você de crescer?

  • Se a sua vida acabasse hoje, o que você sente que deveria ter feito até o momento?


Cinco fatores que determina quem somos:


  1. Genética- existem algumas qualidades e características formidáveis, das quais você foi dotado quando criado. Mas também existem coisas das quais, você não gosta, e o máximo que pode fazer é aprender a viver com elas;


  1. Autoimagem- alguém que tenha uma autoimagem negativa sempre esperará pelos piores relacionamentos e encontrará pessoas igualmente negativas; Aquele que tem autoimagem positiva esperará o melhor para si;


“Tendemos a nos sentir mais a vontade com pessoas cujo nível de autoestima assemelha-se ao nosso; Os opostos podem ser atrair em alguns aspectos, mas não neste.” (Nathaniel Branden).


  1. Experiências pessoais- não dá para apagar as coisas pelas quais passamos, mas podemos nos reprogramar a partir de experiências novas; 


  1. A atitude e as escolhas relacionadas a essas experiências- mais importante do que escolher nossas experiências é decidir qual será nossa atitude a partir delas; Atitude é uma questão de escolha!



  1. Amizades- as pessoas com quem você escolhe passar mais tempo mudarão o seu jeito de ser; 


A visão de Deus em relação a você:

“A mim me veio, pois, a palavra do Senhor, dizendo: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísse da madre, te consagrei, e te constituí profeta as nações. Então, lhe disse eu: Ah Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas- Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás.” (Jeremias 1.4-7).


  1. Deus nos conhece antes de existirmos- antes de sermos quem somos já éramos uma ideia de Deus. Não somos apenas uma combinação de células, mas a ideia e projeto de Deus para viver nesta terra e fazer a diferença.


  1. No ventre materno fomos consagrados e constituídos profetas- Consagrados: dedicado, oferecido e constituído- formado, pronto. Viemos para esta vida com as “ferramentas” prontas para nos tornamos aquilo que Deus planejou que fossemos.



  1. Somos limitadores do nosso potencial- “Então eu disse: Ah Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança...”. A voz que mais ouvimos é a nossa, por isso, temos que cuidar com aquilo que falamos para nós mesmos. O seu potencial se desenvolve a partir da sua crença em Deus, na palavra Dele e em você que Ele criou.


  1. Deus sabe quem somos e o que podemos realizar- “Mas o Senhor me disse: Não digas- Não passo de uma criança...”. Deus acredita naquilo que Ele cria; mas a criação é quem tem dificuldade de acreditar em si mesma; O Deus que nos habilitou sabe o que podemos realizar e o que precisa ser realizado.



  1. Ausência de entusiasmo- “Então eu disse: Ah Senhor Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança...”. Se você não se entusiasma em fazer o que deve ser feito, muito possivelmente você não conseguirá fazer.

“O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo” (Honoré de Balzac).


CONCLUSÃO:


Deus nos criou de uma forma especial para algo extraordinário.

“Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste...” (Salmos 139.14).


Deus escreveu uma história para você viver.

“... Os teus olhos me viram a substancia ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Salmos 139.16).


Ser medíocre é uma escolha, ser competente é o seu destino!