arrow_drop_down
FLORESCENDO NO PROCESSO

FLORESCENDO NO PROCESSO

PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


07/02 a  14/02

ENRAIZADOS, LUGARES ESCONDIDOS QUE DEUS DESENVOLVE VOCÊ


Florescendo no processo

Planejamento de aula 

Na célula passada falamos sobre a primeira chave para o sucesso que é focar-nos em construir um muro á nossa frente. A segunda chave para se adquirir sucesso no processo de desenvolvimento de raízes é prestar atenção e aceitar as lições que Deus está ensinando durante uma fase ou execução de uma tarefa.Você precisará reconhecer o que Deus está lhe pedindo para fazer, mas também o que ele está ressaltando e a fase em que isto está acontecendo.

O Senhor é mestre, nós somos alunos. É Ele quem monta nosso curso e prepara as aulas. Nós somos bem sucedidos nos processos quando paramos de dizer: “O Senhor me colocou em matemática - eu odeio matemática!” e dizemos : “ Preciso aprender matemática , ou o Senhor não teria me colocado aqui”.

Muitas pessoas ficam presas no processo e não progridem porque elas constantemente querem estar em outro lugar , tanto em relação ao que o Senhor está ensinando , quanto no que Ele está colocando em suas mãos. Elas querem que o Senhor desenvolva suas raízes em meio suas paixões, onde se sentem mais vivas. Mas nem sempre funciona assim.

Não apresse

Para  ter sucesso no processo você não  pode apressá-lo. Esta é uma lição dura de aprender. Pode ser muito tentador acelerar o tempo de Deus em construir suas raízes. Você precisa entender que sair da sincronia com o tempo de Deus o põe em perigo . Cada tarefa designada traz algo essencial para a fundação. Se você não tiver todos os pilares em sua fundação, quando Deus adicionar o peso do seu chamado, não haverá base para sustentá-lo. A única forma de progredir e proteger a integridade daquilo que Deus está construindo é dizendo: “ Esta fundação irá demorar o que for preciso para ser construida. Senhor, leva o tempo necessário para me levar onde Tu queres me levar.” E isso é muito mais difícil do que se imagina.

Apressar o crescimento é não entender a visão daquilo que estamos nos tornando. Não entendemos o que Deus está nos chamando a fazer. Deus sempre nos chama a fazer o impossível.

Ele quer nos lançar muito além do que pensamos, onde Ele pode nos fazer bem sucedidos segundo Sua definição de sucesso. Precisamos reconhecer que, mesmo quando as coisas parecerem ir mais devagar do que deveriam, ou nem sequer irem em frente, o senhor estará respondendo às nossas orações. Ele estará nos dando o que precisamos e preparando-nos para aquilo que Ele nos disse.

Deus não se sente pressionado a apressar seus processos para o nosso crescimento. Ele é calmo, firme e controlado, mesmo quando queremos que as coisas andem mais rápido. Nossa frustração não o fará ir mais rápido , pois Ele sabe que não teríamos o resultado desejado.

Sentindo-se Para trás

Será que estou para trás ? Será que eu deveria estar mais a frente ?

 Autor - Um certo dia dei carona a um ministro já de idade, que veio falar em uma conferência em nossa igreja. No carro , indo da igreja para o hotel , perguntei a ele: Que conselhos o Senhor daria a jovens ministros?

Ele nem sequer piscou: “ah, essa é fácil”, ele disse: “ Eu diria que devem parar de correr para o Santo Lugar e levarem o tempo necessário para morrer no Atrio”

Deixe-me explicar o que ele quis dizer com essa metáfora. O tabernáculo de Moíses foi a primeira casa de adoração  na Bíblia e tinha a função profética de ensinar a um povo pecador a se aproximar de um Deus Santo. O tabernáculo era uma estrutura com lugares internos e externos. A parte externa , O Átrio, era o lugar onde os sacerdotes apresentavam as ofertas pelo pecado em um altar de bronze; O Santo Lugar era onde os sacerdotes purificados e trajando vestes sacerdotais, ofereciam incensos e orações pelo povo. Como crentes de Nova Aliança o Átrio simboliza para nós o chamado a oferecer nossas vidas como sacrifício vivo e renovar nossa mente para entender a vontade de Deus em nossas vidas.( ver Romanos 12:1-2 ). Ele representa santificação e formação de caráter - aprender a morrer para carne e andar no Espírito- ministrando a Deus através  de adoração e intercessão e ministrando a outros através de ensino e pregação.

As palavras daquele ministro quebram o poder do medo e da ansiedade que eu estava vivendo por me sentir atrasado. “Senhor”,Orei. “Não importa quanto demore, eu não quero que a sensação de estar para trás me empurre mais rápido do que o Senhor gostaria que eu fosse.”

É fácil comparar onde você está com onde você quer chegar , sentir-se atrasado e correr para alcançar é tão errado quanto prejudicial. Na verdade, eu iria mais além e diria: “Não se apresse!” Se você é como eu , precisará desacelerar para florescer no processo. Ninguém corre uma maratona como se corresse uma prova de cem metros.Você precisa ajustar seu ritmo para longo prazo , mas não para a velocidade.

Se você tem um jardim sabe que não há muito que se faça para o crescimento de uma planta. Jardinagem é um processo lento, e é fácil entediar-se e frustrar-se , regando plantas dia após dia. Parece que demora uma eternidade para alguma coisa crescer .

Mas tentar fazê-la crescer regando-as duas vezes mais,você provavelmente matará a maioria delas. Assim acontece conosco. Se tentarmos acelerar nosso crescimento, iremos destruí-los.

Confie que Deus o levará ao seu destino em Seu tempo. Deus o levará onde Ele quer que você chegue, quando Ele quiser que você esteja lá. Na cultura que vivemos de “ erga-se com suas próprias forças e faça acontecer”, a ideia é deixar Deus guiar pode parecer desorientadora. Mas ninguém pode fazer uma promessa de Deus acontecer. Aquele que promete é o mesmo que cumpre.


    Deus nos abencõe no processo.

Oração final.