arrow_drop_down
CONHECENDO SEU CARÁTER

CONHECENDO SEU CARÁTER



PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


08/03  a  14/03

ENRAIZADO;OS LUGARES ESCONDIDOS QUE DEUS DESENVOLVE VOCÊ


O fator confiança

Conhecendo Seu caráter

Juntamente com sua voz e Sua face , devemos também conhecer Seu caráter para que possamos confiar Nele. A Bíblia revela que todos os aspectos da natureza revelam sua confiabilidade e convidam-nos a também confiar , mas mencionarei apenas alguns que devemos descobrir e apegarmos-nos durante o processo.

Primeiramente, Deus não mente. No início da carta de Paulo a Tito , ele se apresenta como “servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo...na esperança da vida eterna , a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos” (1:1:2). Paulo estava dizendo a Tito:”Minhas credenciais se baseiam em promessas que não podem ser  quebradas, pois foram feitas por um Pai que não mente.” Deus possui apenas verdade em Si. Ele não consegue mentir ou enganar. Portanto , tudo o que Ele diz e faz é completamente confiavél.

Este aspecto da natureza de Deus é de difícil compreensão para nos , pois nos mentimos, enganamos e iludimos a nós mesmos e aos outros e inconscientemente transferimos isso a Deus. 

Normalmente não admitimos , mas ás vezes , achamos que é possível Deus nos iludir. Nos  O imaginamos colocando em nós um sonho, uma palavra, uma promessa, e dando um passo pra trás para dizer aos anjos : “Vejam isso. Eles vão passar vários anos correndo atrás dessa promessa , mas nada vai acontecer. Eu só queria vê-los debatendo-se um pouco”. Uma das grandes disciplinas da confiança é levar estes pensamentos cativos ( ver Coríntios 10:05) e obrigar nossa imaginação a se alinhar com a verdade do caráter Dele. Aquele que prometeu não mente, então não importa quantos altos e baixos viradas ou recuos Ele nos leve a passar através do seu processo, podemos confiar que Sua palavra é verdadeira.

Não somente um Deus que não mente, mas também um Pai perfeito, ensinados por Jesus , é que Ele nos dá presentes bons:

E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?
Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?
Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Lucas 11:11-13



Da mesma forma , Tiago escreveu: “ Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.” (1:17)

Você nunca precisará desconfiar de um presente de Deus, pois Ele só nos dá coisas boas. 

Deus também é bondoso e amoroso. Muitos de nós crescem com a imagem de que Deus é bravo, frustrado e decepcionado conosco. Achamos que Deus deve estar irritado conosco porque nós estaríamos também irritados conosco.É difícil compreender e aceitar que , de fato, Ele é incondicionalmente amoroso e bondoso, especialmente quando nos deparamos com nossas falhas e pecados. Mas no campo , onde Deus repetidamente nos convida a estar mais perto Dele , nossa capacidade de ver e receber Seu amor e bondade começa a crescer. E Sua bondade e amor naturalmente nos levam a confiar mais: Salmo 13:5 diz, “Eu , porém, confio em Teus amor; o meu coração exulta em Tua salvação.”

Em último lugar, Deus é fiel para estar conosco. Davi descobriu o quanto Deus estava com ele , não apenas fisicamente, mas emocionamente presente e profundamente atento aos mínimos detalhes de sua vida. ( leitura Salmo 139 - 1-10, 18 )

As situações em que Deus o colocará  para desenvolver sua confiança provavelmente o levarão a imaginar se Deus está ao menos por perto. Será que Ele o esqueceu ou abandonou? A resposta para isto é que não há um só lugar em que Ele não esteja com você, nem coisa alguma que você possa fazer ou dizer que Ele não saiba. Ele o conhece muito melhor do que você mesmo, e é por isso que você pode confiar Nele.