arrow_drop_down
PROTEJA SUA CONQUISTA

PROTEJA SUA CONQUISTA


PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


14 /06 a 21/06

PROTEJA SUA CONQUISTA

(1ªSamuel 7:5-13) 

Quanto movimento nesse texto, que extraordinário ver a sequência de ações entre o céu e a terra. O céu e a terra se comunicam o tempo todo, uma ação na terra provoca um ação vinda do céu. É só prestar a atenção na leitura do texto e ver que ensino maravilhoso para ativar nossa fé, para conduzir nossas ações.

 Veja a sequência: Purificação /Jejum/ Arrependimento/ Perseguição/ Intimidação/ Sacrifício/ Resposta/ Batalha/ Intervenção/ Vitória / Demarcação/ Proteção.

Baal era o deus cananeu da tempestade, por isso Deus trovejou sobre as cinco confederações dos filisteus, porque o poder do trovão de Deus é maior. Em decorrência dessa vitória recuperaram cidades que haviam perdido em batalhas. A prática de colocar pedras para comemorar acontecimentos importantes faz parte da cultura dos hebreus desde o tempo em que Jacó ergueu um memorial em Betel.


1ªSamuel 7:7 –“ Quando, pois, os filisteus ouviram que os filhos de Israel estavam congregados em Mispa, subiram os príncipes dos filisteus contra Israel; o que ouvindo os filhos de Israel, tiveram medo dos filisteus”.

  1. Congregados novamente - 1ªSamuel 7:7 - A questão aqui é que o inimigo os proibiu de se reunirem, por isso a notícia foi um estopim para que os Filisteus reunissem seus melhores homens e fosse até o povo de Israel para discipliná-los.

  1. O motivo em questão é que um povo disperso é fácil de oprimí-los e escravizá-los, mas quando se reúnem se tornam fortes. 

  2. Esse domínio já vinha a pelo menos por 20 anos. Por isso a nação de Israel se atemoriza, pois, não tinham armas, não tinham exército, não tinha uma estratégia. Pedem então a Samuel que clame a Deus intensamente por eles.

  3. Pedem ao profeta, pois sabiam que Deus não os ouviriam por causa do pecado deles.

  4. Chegou a hora de nos reunirmos novamente - Há uma chamada para voltar para congregar presencialmente. Essa reunião foi a estratégia de Samuel para reunir povo que foi disperso por não haver mais Siló por sua vez a arca estava em trânsito após ser capturada pelos filisteus.


Gênesis 31:49 – “E Mispa, pois disse: Vigie o SENHOR entre mim e ti e nos julgue quando estivermos separados um do outro”.

  1. O pacto de Mitzpah* - Gênesis 31:49 - Torre de vigia. Foi estabelecida uma fronteira que não podia ser ultrapassada por nenhum dos dois: Labão e Jacó se o objetivo fosse a guerra ou causar mal a alguém.

    1. Jacó havia feito uma aliança com Labão: O pacto de Mitzpah, aqui eles levantaram uma coluna de pedra que serviria como uma torre de vigia. Um marco delimitando a fronteira que nem Jacó nem Labão tinha permissão de cruzar, onde cada um dos lados tinham que manter seus termos.

    2. O que eles estavam pactuando é: Estamos nos separando um do outro, mas Deus está nos vigiando. Pacto de Mitzpah - Um altar, um monumento de pedra ou coluna é edificado como memorial, nesse pacto foi firmado que os olhos de Deus estaria acompanhando Jacó e a família. Que o Senhor os guardaria.

    3. Aliança de Mitzpah ou pacto de Mitzpah revoga a Deus para Ele atentar-se e olhar o que está acontecendo à distância e manter a família longe do perigo. Mitzpah - Ponto de observação. A partida de Labão e o pacto de Mitzpah causou alivio em Jacó, agora ele volta seu caminho, ou seja, resolveu seu passado próximo, mas ainda tinha um passado distante gritando na sua alma.


1ªSamuel 7:12 – “Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR”.

  1. Celebre mais, celebre melhor - 1ªSamuel 7:12 -  Quando deixamos de celebrar o suficiente, não estamos glorificando ao Senhor. Quando foi a última vez que você celebrou alguma coisa por 7 dias, Deus desafiou os israelitas a celebrarem por mais tempo e celebrarem melhor.


Levítico 23:39 – “Porém, aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido os produtos da terra, celebrareis a festa do SENHOR, por sete dias; ao primeiro dia e também ao oitavo, haverá descanso solene”.

  1. Para alguns o livro de Levítico é o menos apreciado na Bíblia por causa de todas as regras e regulamentações. Mas olhe mais de perto, uma das ordenanças era a celebração de 7 dias - Levitico 23:39.


Deuteronômio 24:5 –“ Homem recém-casado não sairá à guerra, nem se lhe imporá qualquer encargo; por um ano ficará livre em casa e promoverá felicidade à mulher que tomou”.

  1. Ele também ordenou a lua de mel por 1 ano para os recém casados - Deuteronômio 24:5 - O que vemos é: A cerimônia de casamento durou 10 minutos, vai para as núpcias que dura 2 dias, já volta para trabalhar e depois quer que o casamento dure uma vida toda. Já começou errado.


Até aqui tudo bem!!!! NÃO! Até aqui o Senhor nos ajudou!!! SIM! Corrija sua declaração.


CELEBRE MAIS, CELEBRE MELHOR

Ebenézer.

Rocha da ajuda.

Até aqui nos ajudou o Senhor. Adonai nos ajudou até agora. Neste lugar, o Eterno nos ajudou.


  1. Ebenézer é uma lembrança de que Deus os havia ajudado até lá e de que continuaria a ajudá-los.

  2. Ebenézer é um memorial que aponta para o fim de um ciclo de opressão em sua vida.

  3. Ebenézer é a fronteira que divide e separa você do seu adversário

  4. Ebenézer é um altar ao Deus que nos ajudou a estar onde estamos.

  5. Ebenézer é celebrar os momentos construindo altares.

  6. Ebenézer é o memorial para indicar onde Deus ajudou Israel a derrotar os filisteus.



2 Samuel 7:18 – “Então, entrou o rei Davi na Casa do SENHOR, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?”.

  1. Até aqui - DEMARCAÇÃO DE TEMPO E TERRITÓRIO* - O passado só é passado durante algum tempo. Ele mete as garras em nosso futuro como ninguém*.  Vencer uma batalha e não estabelecer limites vai sempre deixar o caminho aberto para o inimigo voltar.*

    1. Altares abrem portais do céu e estabelecem fronteiras na terra* - Você precisa colocar limites nas tentativas do diabo contra áreas da sua vida - Casamento - Proteja com a linguagem certa/ Financeiro - Proteja com a atitude certa/ Ministério - Proteja com a submissão certa.

    2. A salvação te protege do inferno, A santidade te protege do mundo, A aliança te protege do destruidor, A fidelidade te protege do devorador.*

    3. Até aqui também pode ser dito, não passe daqui.

    4. Até aqui pode ser o encerramento de um ciclo.

    5. Até aqui quer dizer que: O Deus que nos trouxe até aqui, nos levará até lá.

    6. Até aqui significa: O Deus que fez, fará.

    7. Até aqui pode ser uma palavra de ordem definindo até onde algo ou alguém pode chegar.


1ªSamuel 7:13 – “Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel”.

  1. A presença que proteje - 1ªSamuel 7:13 - O fato é que enquanto o Profeta Samuel viveu, não puderam mais atacar a Israel, veja isso: Não atravessaram mais a fronteira.

    1. Eles não voltaram mais a invadir o território israelita enquanto Samuel estava vivo, como um tipo de Cristo, como a lei da cidade refúgio, que só depois da morte do sacerdote é que aqueles que foram condenados por seus erros poderiam voltar para suas casas.

    2. Assim, os filisteus foram abatidos e nunca mais vieram ao território de Israel, porquanto foi a mão do SENHOR contra eles todos os dias de Samuel.