arrow_drop_down
A FORÇA ESTÁ EM TI

A FORÇA ESTÁ EM TI


PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


24/07 a 31/07



UM DIA NA SUA CASA- A FORÇA ESTÁ EM TI!


Salmos 84:4-5

“Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados”.

             O salmista viu o que nós não vimos. Ele quer nos colocar na cena de algo que ele experimentou e ainda quer experimentar novamente. Ele se refere a felicidade encontrada na saída no caminho e na chegada do templo. É fundamental para entender esse salmo, ter a visão que ele quer nos colocar de um peregrino fazendo a rota do deserto para um destino muito esperado, Jerusalém. Ele busca força no Senhor, força para viagem, força para o caminho, força para chegar, pois o fato não é chegar, mas chegar bem. 

A questão nunca foi o caminho, mas a visão que tenho do caminho. O segredo é: Não deixe o que você está passando passar por você.

A felicidade de quem habita na sua casa- Feliz em Habitar - Vem da raiz - Sentar - Não é um lugar que você está de pé ou em movimento, mas um lugar de estabelecer. A diferença está na atenção que dou. Veja quando alguém se aproxima e você convida para sentar, ele diz, não posso, pois preciso ir logo. Ou seja, sentar significa dar atenção, dar tempo, observar, esperar. 

  1. Estamos diante desse fato aqui. A felicidade que ele se refere aqui não está no movimento, na atividade, mas na contemplação, na absorção, no aprendizado.

  2. Ele desenha a trajetória de quem está indo cultuar, descreve quem está indo e se preparando para o que vai encontrar, é um caminho. Tem Interesse em ir, habitar, sentar. 

Salmos 27:4 – “Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo”.

  1. Vou pedir e vou buscar- Uma coisa pedi mas eu vou buscar…. Que eu passe morar na sua casa todos os dias, ele sabia como isso era difícil, assim ele pede força todo dia para conseguir cumprir a meta. Veja o sentido da palavra: “Buscarei” e entenda que não se trata de pedir e esperar, mas sim buscar. 

  2. Buscarei - buscar, requerer, desejar, exigir, requisitar. Procurar para encontrar, procurar para assegurar, procurar a face, desejar, demandar, requerer, exigir, perguntar, pedir.

A felicidade de quem encontra força em Deus

  1. O salmista diz que: A felicidade do homem é de encontrar força para ele em Deus para seguir em frente, pois no Éden o homem vivia em comunhão com Deus, assim não perdia suas forças, mas o pecado o afastou, assim esse humano quando encontra-se com Deus, recebe uma força como nunca antes experimentou. 

  2. A base aqui é que enquanto eu sigo pelo caminho que o Senhor colocou em meu coração eu terei forças para suportar todo nível de desafios.

A felicidade de ter o caminho no coração - São agraciados aqueles que sabem para onde estão indo! 

Fazer o trajeto no coração antes de fazê-lo no físico, pisar o caminho repleto de dificuldades vencendo antes mesmo de começar a caminhada. Mesmo não saindo de casa ele tinha o mapa para Jerusalém gravado em seu coração, assim ele peregrinava em sua mente. Ter orientação ajuda a tomar as decisões certas na vida. 

Aves migram por centenas de quilômetros, chegam a voar por dias seguidos sem orientação, a questão é como elas chegam tendo que atravessar mares, continentes, desertos. Elas tem o caminho dentro delas, voam em bandos até chegar em seu ponto de encontro, pois ou fazem essa jornada ou morrem de frio ou fome. Chegam a voar 4 mil quilômetros sem pausa e chegam em um lugar a 8 mil quilômetro do lugar de partida, como essas aves se orientam?  

A pergunta é: Em que você tem se orientado? No magnetismo da terra como uma bússola? No instinto como os animais? Na leitura dos astros como os astrólogos? Na leitura da palma da mão como os ciganos? No misticismo em geral. Ou você se esqueceu que tem o Espírito Santo de Deus dentro de você que te guia para junto do Pai, que te conduz pelo caminho do Senhor? Siga a orientação da palavra e faça sua migração!