arrow_drop_down
O QUE AGORA VEJO

O QUE AGORA VEJO

PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA

29/08 a 04/09



O QUE AGORA VEJO


Jeremias 1:5-10

“Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações. Então, lhe disse eu: ah! SENHOR Deus! Eis que não sei falar, porque não passo de uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Não passo de uma criança; porque a todos a quem eu te enviar irás; e tudo quanto eu te mandar falarás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR. Depois, estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e o SENHOR me disse: Eis que ponho na tua boca as minhas palavras. Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares”.


A vida de Jeremias não começou em Jeremias, a salvação de Jeremias não começou com Jeremias, a verdade de Jeremias não começou com Jeremias. Ele entrou em um mundo no qual as partes essenciais de sua existência já estavam determinadas.

O mesmo acontece conosco: nossa identidade não começa conosco, há algo anterior quanto ao que pensamos sobre nós mesmos, É O QUE DEUS PENSA A NOSSO RESPEITO. Isso significa que tudo que pensamos ou sentimos é em essência, uma resposta que damos ao que Deus planejou. Nunca temos a primeira palavra, nunca fazemos o primeiro movimento. DEUS É SEMPRE QUEM TOMA A INICIATIVA.

O que você e eu precisamos saber para que nossa vida não se perca por crises quanto à nossa identidade, pela rejeição de pessoas que amamos, pelas perseguições e resistências, pelas dificuldades que a vida apresenta, pelos dias maus, pelo cansaço ou desânimo a que estamos sujeitos?

O que você e eu precisamos saber para que não nos tornemos REFÉNS das circunstâncias e sim ATUANTE E PRESENTE em nossa história?


1. SUA EXISTÊNCIA NÃO É UM ACASO v.5


- Antes de eu formar você no ventre eu já sabia tudo a seu respeito; Antes que você pudesse ver a luz do dia eu já tinha planos para você;

Salmos 139:13-16 (A Mensagem)

“Tu me moldaste por dentro e por fora; Tu me formaste no útero da minha mãe. Obrigado, grande Deus — é de ficar sem fôlego! Corpo e alma, sou maravilhosamente formado! Eu te louvo e te adoro — que criação! Tu me conheces por dentro e por fora, conheces cada osso do meu corpo. Sabes exatamente como fui feito: aos poucos; como fui esculpido: do nada até ser alguma coisa. Como um livro aberto, tu me viste crescer desde a concepção até o nascimento; todos os estágios da minha vida foram exibidos diante de ti; Os dias da minha vida, todos preparados antes mesmo de eu ter vivido o primeiro deles”.


Passamos por muitas circunstâncias aqui na terra, as quais Satanás usa para nos convencer do contrário, com palavras, sentimentos e pensamentos, com lembranças, rejeição, emoções e acontecimentos que confundem sua identidade, do nascimento à velhice. 

Sua identidade não consiste em quem você gostaria de ser, mas em quem você foi criado para ser.


2. SUA CONDIÇÃO NÃO É SUFICIENTE PARA VOCÊ DESISTIR v.6


Usamos nossa condição atual para justificar os "não posso", os "não consigo", os "não sou digno", para justificar as desistências quando surge em minha frente um obstáculo num grau maior de dificuldade.

Nossas condições por mais desfavoráveis que sejam encontram em Deus possibilidade de superação, porque Ele te diz que o poder d'Ele se aperfeiçoa na sua fraqueza.

Para onde olhar quando quero vencer, quando quero conquistar, quando quero superar? Se eu olhar para minha condição, cansaço, fraqueza, capacidade, recursos, saúde, experiência, talvez eu seja tentado a desistir, mas se eu olhar para a Palavra de Deus e tomar de uma atitude corajosa e positiva, essa atitude vai me impulsionar e transformar minhas fragilidades em possibilidades. 

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE!


3. O DEUS QUE TE CONFIOU UMA CAUSA, O DEUS QUENTE CONFIOU UM PROPÓSITO, ELE TE RESPALDA COM A SUA PRESENÇA E COM SEUS RECURSOS v.7,8,9


Todos nós fomos criados para um propósito - honrar, servir e glorificar ao Senhor, quando nos convertemos o propósito se torna mais específico e se apresenta através de CAUSAS tomando uma dimensão horizontal - abençoar meu irmão por meio do discipulado, ser sal e luz aos que vivem nas trevas, manifestar a graça, o amor e a salvação de Deus sobre os homens, servir no Corpo de Cristo, trazer o Reino de Deus através da minha vida, etc. E ainda existem aqueles que são chamados para fazer a obra de Deus, abrindo sua casa e sua vida para levar pessoas a Jesus.

O que impede alguém de acreditar, investir e viver seu propósito? INSEGURANÇA, DESCRÉDITO E FALTA DE PREPARO

Como posso vencer esse trio sabotador de propósitos?

- Saindo de cima do muro e se posicionando no Reino de Deus

- Submetendo sua vida ao pastoreio e ao discipulado

- Investindo em seu preparo espiritual, célula, escola, serviço, voluntariado.


4. O QUE VOCÊ ESTÁ VENDO FAZ PARTE DO PROCESSO


Jeremias o que tu vês? O poder de Deus começa a se tornar conhecido por Jeremias a partir daí.

O agir de Deus começa a ter sentido quando considero e não desprezo o que eu vejo, quando o sobrenatural se revela, quando substituo a murmuração, a maledicência, o pessimismo e reclamação por uma palavra de gratidão e esperança.

Posso ver a mesma coisa que todos estão vendo mas eu tenho um recurso que nem todos têm - FÉ NUMA PALAVRA QUE IRÁ SE CUMPRIR

v.13 - Jeremias o que tu vês? Uma panela a ferver!

Jeremias 1:13-15 "Outra vez, me veio a palavra do SENHOR, dizendo: Que vês? Eu respondi: vejo uma panela ao fogo, cuja boca se inclina do Norte. Disse-me o SENHOR: Do Norte se derramará o mal sobre todos os habitantes da terra. Pois eis que convoco todas as tribos dos reinos do Norte, diz o SENHOR; e virão, e cada reino porá o seu trono à entrada das portas de Jerusalém e contra todos os seus muros em redor e contra todas as cidades de Judá."

Dos versículos 14-16 ele narra a panela fervendo, os inimigos os cercaram e estava a ponto de entornar o juízo de Deus por sobre toda a terra.

A DIMENSÃO DO MAL QUE LHE AFRONTA NÃO PODE COMPROMETER SUA VISÃO PROFÉTICA - O QUE VEMOS NÃO PODE SUPLANTAR AO QUE CREMOS


5. COMO DEUS TE VÊ ASSIM VOCÊ DEVE DESEJAR E BUSCAR SER


Como Deus te vê meu irmão? Qual a visão que Deus tem de você? 

Nós temos uma ideia distorcida de como Deus nos vê, achamos que Deus é um crítico, justiceiro, mal humorado, um patrão rígido, um pai insaciável e que nos rebaixa nos apresentando um evangelho impossível de ser vivido.

Bíblia Mensagem diz: v.17,18,19

“Mas você fique de pé e de prontidão! Levante-se e faça sua parte.  Diga exatamente o que eu ordenar. Não retroceda; do contrário será afastado da missão. Preste atenção enquanto o preparo para a tarefa. Eu o farei invencível como uma fortaleza, firme como uma coluna de ferro, sólido como uma muralha. Você é um sistema de defesa de um homem só contra a cultura vigente, contra os reis e príncipes de Judá, contra os sacerdotes e líderes locais. Eles vão lutar contra você mas não vão nem arranhá-lo. Eu defenderei você em cada minuto de luta. É o decreto do Eterno”.