arrow_drop_down
UMA MONTANHA AO LESTE

UMA MONTANHA AO LESTE


PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


19/09  a  25/09


UMA MONTANHA AO LESTE


1ªReis 11:5-8.

“Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas. Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. Assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses”.


 Assim como nós, lugares também carregam sua história. A questão é, assim como ambientes que foram usados para idolatria se tornaram lugares de adoração, também nossa vida passou por uma redenção provocando um novo propósito. Nessa mensagem vamos desvendar o que acontece na montanha ao Leste de Jerusalém, onde por tanto tempo foram feitos sacrifícios a outros deuses, mas se tornou um lugar de profunda intimidade com Deus. Pois não há lugares que Deus não possa transformar, assim como não há situação que Ele não possa mudar! 

Salomão fez esses altares para agradar suas esposas, fruto de alianças feitas com outros povos. Isso lhe custou seu reino e a extinção de dez tribos que ficaram sob o governo de seu filho Roboão.

Será que foi da noite para o dia, ou Salomão foi se perdendo aos poucos? Vamos entender. 

Com seu afastamento do Senhor o coração de Salomão ficou vazio, de modo que  ele saiu em busca de prazer, envolveu-se em empreendimentos comerciais com várias nações estrangeiras e se dedicou a um enorme programa de construção. Salomão se afastou de Deus. 

Então Salomão deixou-se seduzir - A adoração a esses deuses poluíram a terra com fumaça e o incenso dos seus sacrifícios. Essa história de Salomão nos faz entender que podemos ser mentalmente brilhantes, mas moralmente falido. No fim das contas é uma questão de escolher entre “desejo e obediência” - Desejo por nossas paixões ou obediência ao nosso Senhor. 


1ªReis 11:2 

“Mulheres das nações de que havia o SENHOR dito aos filhos de Israel: Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração, para seguirdes os seus deuses. A estas se apegou Salomão pelo amor”.


Cada um traz seu deus para dentro de casa-  Salomão construiu altares para os deuses de suas mulheres. O grande erro foi ter casado com mulheres de outros países para parcerias internacionais, assim cada uma trouxe seus deuses. 

Salomão reinou - 970 - 930 AC. Foi o maior rei de Israel, tempo de paz, nenhuma ameaça dos inimigos, ele herdou um reino muito estável de maior extensão e maior acúmulo de riquezas. 

  1. Alguma coisa estranha acontece - Tudo começa quando descansamos nas bênçãos e benefícios que Deus nos dá, veja no início da vida de Salomão como ele era mais humilde, mais quebrantado. Alguma coisa estranha acontece que a pessoa muda o tom, perde a busca. Será que a benção de Deus em nossa vida tem nos tornado egocêntricos, levantamos ídolos que tomam o lugar de Deus em nossa vida. O momento mais desafiador em nossa existência, é quando estamos bem!

Salomão construiu um templo de 243 mt2, porém, seu palácio tinha mais de 1.000 mt2. O templo era 4 vezes menor do que o palácio que ele fez para si. Havia muita pobreza, muita miséria para ter um exército de trabalhadores para garantir a estrutura real. Veja que paralelo podemos fazer aqui. Quando as coisas de Deus se tornam secundárias. 

Como nós vivemos? Qual o tamanho do nosso palácio? O que realmente nos ocupa? Muita gente prioriza seus interesses pessoais. Se chama modo salomônico de viver. 

Salomão descansou na genealogia, na promessa, na construção do templo- Ele achou que por ter construído um templo para Deus, por ser filho de Davi, por ter promessas sobre sua vida, poderia fazer o que queria e Deus o perdoaria, mas não foi o que aconteceu. 

  1. A montanha dos deuses- Ele fez altares a deuses que exigiam sacrifícios humanos. Aquele que salvou a vida de uma criança no início de seu reinado, agora aceita a morte de crianças sacrificadas aos deuses da montanha ao Leste. 


Isaías 46:9 

“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim.


Não deixe a escuridão te ultrapassar- Não deixes que a cultura seja o teu mestre! Seja a luz que brilha na escuridão, e não deixe que essa escuridão te ultrapasse. 

  1. A Redenção da terra- O histórico daquele monte era terrível, mas veja em que ele se tornou, o monte das Oliveiras. Como não olhar para a montanha que fica ao Leste? Parte dos deuses adorados no período de Salomão foram levantados ali. 

Mil anos depois, Jesus ao chegar em Jerusalém escolhe um monte conhecido como das Oliveiras, por suas árvores centenárias. Agora o ambiente é outro, Jesus o transforma em lugar de oração de adoração e até mesmo de redenção, pois foi ali no Getsêmani que ele suou sangue começando todo nosso processo de redenção

Faça uma redenção territorial - Existem lugares que precisam ser transformados em lugar de adoração. 

Hoje o Senhor quer transformar todo altar de idolatria de sua vida em uma lugar de adoração.