arrow_drop_down
MARANATHA

MARANATHA

PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


26/09  a  02/10


MARANATHA


1ªCorintios 16:22.

Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata.


“Maranatha” - Essa palavra representa o desejo mais profundo da alma cristã. Representa a atmosfera na qual você respira: a atmosfera da certeza de que Jesus Cristo em breve voltará! 


-> 3 verdades:

Um alerta, uma memória, um encontro.


  1. Um alerta

           “ O Senhor disse que você entenderia.” 

Algumas vezes existem códigos que Deus fala com você e que outra pessoa não entenderia, pois está ligado a quanto aquele assunto faz parte de sua expectativa, da atmosfera que você respira. O apóstolo Paulo está escrevendo uma carta aos Coríntios e nessa parte ele decide escrever de próprio punho, ele vem escrevendo em grego e de repente muda para o aramaico, e escreve um texto que a princípio não tem nexo, não tem conexão, mas se trata de uma senha que para aqueles que estivessem ouvindo faria sentido.

            A palavra Maranatha é uma palavra aramaica, escrita uma única vez nas escrituras, parece isolada, mas como disse se trata de um código aos cristãos, pois ela significa - Maran - Nosso Senhor ou Messias virá, e Athá - Jesus está aqui. Maranatha - Nosso Senhor vem. A história cristã conta que, antes do surgimento de Jesus, quando um judeu encontrava outro cumprimentava-o dizendo "Marãn", que quer dizer "Nosso Senhor virá". No entanto, após o aparecimento de Jesus, quando o mesmo judeu, agora convertido a Jesus, encontrava outro judeu, acrescentava a palavra Athá depois de Marãn, formando a expressão Marãn athá, que significa algo como "o Messias veio, está aqui e retornará

            Todas as vezes que essa palavra é dita, ela aciona um alerta em nosso espírito. Como uma sirene, uma trombeta anunciando a chegada do Messias. Como se houvesse códigos plantados dentro de nós através do Espírito Santo. Estão dentro de nós e reagem ao toque do céu.

 O texto diz três coisas - 1ªCorintios 16:22 - Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata!

 João 21:17 - Pela terceira vez Jesus lhe perguntou: Simão, filho de João, tu me amas? Pedro entristeceu-se por ele lhe ter dito, pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta as minhas ovelhas.

 Se alguém não ama o Senhor - João 21:17 - Me lembro quando Jesus pergunta a Pedro por três vezes se ele o amava. Por três vezes Pedro dizia que sim, e o que me surpreende é a resposta de Jesus, eu diria a tarefa para provar esse amor: Apascenta as minhas ovelhas! Amar é ação. 

 Seja Anátema- Perderá a benção - Essa pessoa é maldita - Maldito seja - Haviam líderes influentes tentando minar a igreja de Corinto.

Maranatha- Aguardem a vinda do Senhor - Vem nosso Senhor - Que o Senhor venha logo.

 

  1. Uma memória

1ªCoríntios 11:26.

Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.

   Veja o quanto a ceia é importante para a memória da igreja, para que ela não se esqueça que Jesus voltará para buscar seu povo pois a morte e ressurreição anunciaram a segunda vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, porém, veja o que o Apóstolo Paulo diz: Todas as vezes…. estamos anunciando a morte de Jesus, até que Ele venha! Isso me diz que a ceia é um sinalizador  da minha salvação, pois a igreja está fazendo seu exercício, anunciando Maranatha.

 Deus sempre vai proteger seu povo - Quando fazemos referência a volta de Cristo, ao arrebatamento, ao final dos tempos vem um receio do que pode nos acontecer, porém, entenda, mesmo quando os israelitas provocaram o altíssimo com sua idolatria contínua, ele os puniu impedindo o orvalho e a chuva, de modo que sua terra fosse visitado por uma violenta inanição; mas ainda que assim tenha feito, teve cuidado de garantir que seus escolhidos estivessem protegidos. 

Independente do que aconteça, Deus sempre guarda o seu povo. O que quer que venha sobre a terra, você sempre estará seguro. Descanse em sua fidelidade e desafie o futuro e não tenha medo por mais escuro que seja. O único medo que você deve carregar é o de não pregar as verdades do evangelho a quantas pessoas puder.


  1. Um encontro.

Mateus 25:19.

Depois de muito tempo, voltou o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.

 Depois de muito tempo - Esse texto é totalmente escatológico, apocalíptico. Ninguém gosta de pensar sobre julgamento, mas haverá um dia, no futuro de todos nós, em que estaremos diante do tribunal de Cristo para prestar contas de nossa vida.

2ªCoríntios 5:9-10 - É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.

Nossa atitude muda drasticamente quando vivemos com a consciência de que, um dia, estaremos diante do Senhor frente a frente e responderemos por quão responsável ou irresponsável vivemos nossa vida. Não haverá negociação naquele dia, não terá desculpas.

Você fez o que pedi que você fizesse? Jesus vai olhar o que fizemos comparado ao que ele nos pediu.

 

Prestação de contas.

Apocalipse 20:12 - Os arquivos do céu. Apocalipse 20:12 - Aqui fala de livros de registros no céu. Um deles é denominado livro da vida, mas também diz que existem “livros” que estão abertos, contendo registros do que fizemos e não fizemos nesta terra. Devem ser muito importantes, pois são guardados nos arquivos do próprio céu.

Tiago 1:12 

Esse julgamento não será referente a nossa salvação, porque, se estamos no tribunal de Cristo, já estamos eternamente salvos. Contudo, esse dia determinará a nossa recompensa. Os que cumpriram a tarefa que Jesus lhes deu receberão uma recompensa - 1ªCorintios 3:14.

 Os que não foram obedientes ainda serão salvos, mas não terão recompensa por sua vida para exibir - 1ªCorintios 3:15.

Mateus 25:19 poderia ser interpretado da seguinte maneira:


Considere essa pergunta: 

Se você fosse obrigado a comparecer perante Jesus hoje e a responder por seu histórico pessoal, o que os registros refletiriam sobre você? 


 Atos 4:12

E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos