arrow_drop_down
MAS ISSO FOI ANTES

MAS ISSO FOI ANTES

PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


03/10  a  09/10


MAS ISSO FOI ANTES


Efésios 3:10

“Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais.”


Você já precisou guardar algum segredo, digo por um longo tempo? E que esse segredo poderia ajudar a responder a angustia de muita gente? Mas só pode ser revelado depois de algo acontecer, de um ciclo ser terminado, ou mesmo de um filho nascer, ou um projeto ser concluído? 

Deus guardou um mistério por séculos, por uma eternidade e quando chegou o momento de revelar o mistério, ele entregou para o Apóstolo, onde a igreja seria detentora de um poder de transformação na terra e que agora fica claro que qualquer conclusão feita antes do mistério revelado vai passar por mudanças radicais.

 Ser cristão significa que travamos uma longa e árdua batalha, por isso o conhecimento é fundamental para suportar as lutas diárias.

O Apóstolo vai expor como o poder de Deus aumentou na terra depois da ressurreição de Jesus. Veja, não estou afirmando que Deus ficou mais poderoso após a ressurreição de Jesus, estou dizendo que a terra ficou mais acessível e receptível a visita do céu.

 Na criação, a terra era o alvo, pois ela se encontrava sem forma e vazia, já após a ressurreição de Jesus, o livro de gênesis foi reaberto, pois o alvo da criação é o coração humano, nos tornamos nova criatura, nos tornamos alvo da criatividade de Deus. 

O ato da cruz direcionou os olhos de Deus para a humanidade caída, pois quem precisa agora não é mais a terra, mas nós, criaturas de Deus, deformadas pelo pecado.

Muitos conceitos que carregamos estão presos ao que conhecemos antes, porém, fica claro que AGORA o Senhor nos entrega um novo conhecimento que vai iluminar o que estava nas sombras! 


Efésios 3:9 – “E manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas. E a informação de como esse plano secreto se desenvolverá, ocultado por Deus, o criador de todas as coisas, durante eras”. 


  1. Isso é mistério- Efesios 3:9 - Aqui começa o entendimento, pois o Apóstolo fala a respeito do mistério que precisa ser revelado através da igreja. Se trata de um plano secreto que Deus só revela após a ressurreição de Cristo. 

    1. Nada mais é como antes - Quando Jesus morreu na cruz do calvário, o céu se revelou para nós. O Pai iluminou as sombras, abriu portais de acesso e rasgou o véu do santuário. Nem se você quiser, sua vida vai ser como antes. 

    2. Quero profetizar sobre sua vida - Esse mês, o escondido vai ser revelado, não se trata de curiosidades, não se trata da vida de ninguém, estou falando de resposta, de orientação, de direção, de iluminação. Entenda, já está aqui a tempo, mas Deus vai iluminar.

Aproveite e estabeleça áreas de sua vida que você precisa de uma mudança AGORA! 


Efésios 3:5-6 – “O qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, a saber, que os gentios são co-herdeiros, membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.”

O mistério que o apóstolo fala aos Efésios que estava oculto desde a eternidade diz a respeito da igreja como um canal de salvação, como um instrumento das boas novas do evangelho. 

  1. Através da igreja- “Para que, agora, pela igreja” - A igreja tem a capacidade de agregar, de juntar pessoas, tornar em um só corpo, pessoas diferentes, mas Cristo está em todos, eis o grande plano divino. A igreja é comparada a um diamante que tem múltiplas facetas o tornando único e desejado.

    1. AGORA - Antes não havia a igreja, a igreja só nasceu depois da morte, ressurreição e vinda do Espírito Santo, ou seja, antes não era possível essa influência nas regiões celestiais a partir de uma autoridade na terra. Era necessário que a igreja existisse para que através dela tivéssemos acesso e autoridade para mudar situações. Por isso o termo: Agora

  2. O Antes e o Agora- Talvez você acha que o termo certo seria “antes e o depois”, mas precisamos nos concentrar no Agora!!! É muito importante você estimular seu cérebro e todo seu corpo a distinguir essa diferença, do contrário naturalmente vamos sucumbir na mesmisse, no comum, no medíocre. Mas o que nos faz andar em vitória é a perspectiva do Antes e o agora. 

    1. Tem conceitos que foram formados em sua mente que você está repetindo com o conhecimento do Antes, mas entrou luz e você continua a falar a mesma coisa sem considerar o Agora, tem alguma coisa errada aí. A capacidade do poder que Deus te deu antes, não é o mesmo que ele te concede agora, por isso não finalize sua situação, não defina. Porque antes você era dono de uma capacidade, mas agora Deus iluminou um pouco mais. 

    2. Não se trata de Deus aumentar seu poder, mas sim de iluminar seu caminho. O que precisa ficar claro é que ele escolheu a igreja para ser esssa luz em meio ao caos. 

    3. Tem situações que você afirmou que nunca faria ou lugares que nunca estaria, mas Agora você já vê a possibilidade, entrou iluminação. 

    4. Antes - Morto em pecados, agora, vivificados em Cristo- Muitos cristão ainda não entenderam que a obra da cruz na sua vida mexeu e mudou a sua maneira de pensar, estão no Agora com a mente do Antes, do ontem. 


Efésios 3:10 – “Por meio de gente que segue Jesus como vocês, reunida nas igrejas, o extraordinário plano de Deus está se tornando conhecido e comentado até mesmo entre os anjos”.