arrow_drop_down
NINGUÉM CHEGOU TÃO LONGE

NINGUÉM CHEGOU TÃO LONGE

PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


14/11 a  20/11



NINGUÉM CHEGOU TÃO LONGE


Marcos 14:3-9.

“Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus. Indignaram-se alguns entre si e diziam: Para que este desperdício de bálsamo? Porque este perfume poderia ser vendido por mais de trezentos denários e dar-se aos pobres. E murmuravam contra ela. Mas Jesus disse: Deixai-a; por que a molestais? Ela praticou boa ação para comigo. Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes. Ela fez o que pôde: antecipou-se a ungir-me para a sepultura. Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua”.


Nesse texto encontrei algumas chaves que são exclusivas na maneira que vou relatá-las. Enquanto orientava um casal de discípulos sobre decisões importantes que precisavam tomar nos próximos dias, enquanto ouvia o que tinham a dizer, o Espírito Santo me levou a essa passagem e imediatamente me veio uma palavra para eles. 

“Em que vocês estão dispostos a derramar o seu nardo nos próximos dias?”

 Não se trata de ser caminhos errados ou certos, se trata de decidir o que eu vou me dedicar de fato para ter uma certeza de que cumpri minha missão de 300 dias, claramente seus próximos 12 meses considerando o shabat, pois é o que representa esse valor em denários.

Todos nós temos 1 vaso de nardo, basta considerar seu próximo ano. Esse texto não está falando de dinheiro, mas sim de tempo, de entrega, de capacidade de se derramar, de viver a vida ao máximo. Eu tenho uma pergunta para te fazer. 

“Você está disposto a viver seus próximos dias em múltiplos projetos e múltiplas ações, ou você gostaria de ouvir o que tenho a lhe dizer?”.

Minha decisão não está condicionada ao que vai acontecer primeiro. Eu já decidi onde vou derramar meu nardo. 


  1. Uma gota é o suficiente- Assim era recebido um hóspede com honra, uma gota de bálsamo na cabeça.

Uma gota, um dia. Estou dedicando 1 dia para você, assim como as primícias dada ao sacerdote, como o primeiro dia de seu trabalho. Já é o suficiente. 

  1. Mais que uma gota, entregou tudo- Ela foi extravagante, quebrou protocolos, entregou tudo - Quebrou, derramou, perfumou. Uma gota, um dia! Viver de gota em gota ou derramar-se.

  2. Jesus aceitou o convite de um leproso, na verdade de um leproso curado, ou um ex leproso. Porque as pessoas insistem em se lembrar de você acessando seu passado. Claramente Simão não era mais leproso, porém, ainda sua casa servia como referência baseado em seu estado anterior. Simão sim, leproso, não mais.

  3. Ela chegou até a casa de Simão, sua entrega passou pelo calvário chegou até o sepulcro. Nem Mateus nem Marcos dizem o nome da mulher, mas João diz ser Maria, irmã de Lázaro, aquela que foi vista por três vezes aos pés de Jesus. Ungindo-lhe a cabeça e os pés o preparou para o sepultamento. 


João 12:4-5 – “Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres?”.

  1. Judas criticou Maria por estar desperdiçando dinheiro sem perceber que ele estava desperdiçando a vida- pois não se interessava pelos pobres e sim queria o dinheiro para si. Ela deu o que pôde, Judas vendeu Jesus pelo preço de um escravo.

  2. Dê início a uma onda de bênçãos em sua vida- Foi o que aconteceu quando Maria colocou o que tinha de melhor aos pés de Jesus. Ela não entregou 1 dia, ou 1 dízimo, ela deu o quanto pôde. 

  1. Ninguém entenderá sua entrega até entender sua história- Ela só tinha uma chance de fazer aquilo. Quebrou, derramou, perfumou. Dividiram a entrega dela por 300 dias, porém, foi derramado em um instante. Ela estava sinalizando para todos onde sua vida seria gasta. 

    1. Acredite, ela não derramou o nardo hoje, ela derramou o nardo ontem, suas perguntas, suas crises, suas dúvidas foram resolvidas antes de entrar naquela casa.  Aquela entrega já havia acontecido em sua mente, em seu coração. Hoje todos viram, mas ontem só o Senhor via. 

    2. O que faço no secreto para Deus, será um sucesso quando feito em público- Os voluntários que servem na casa do Senhor, seja na adoração, portas, ensinando, limpando. Acredite não o fazem aqui, mas sim já realizaram em sua mente. Aqui se torna público o que já entregaram no secreto. 

    3. Acham desperdício o que você considera uma oportunidade- Tentam mensurar o que para você é imensurável - Qual a ideia, continuar sobrevivendo tendo uma vida que não faz sentido ou viver de maneira abundante e extravagante tendo um sentido.

    4. Quando Pedro andou sobre as águas, ele deixou de ficar preso ao que se vê e decidiu ver como Jesus o vê. Não durou muito tempo, mas o suficiente para nos mostrar que é possível. Seu EU SOBRENATURAL assumiu por instantes. Quando seu lado humano voltou, às perguntas surgiram, as conclusões vieram: Ninguém anda sobre as águas, como então que estou andando, Jesus está lá para não te deixar afundar quando a sua humanidade assume. Você não vai afundar. 


LER: Marcos 14:6-9

  1. Jesus salvou a falta de sentido- Derramar o nardo é isso, as vezes fazemos algo que ainda não entendemos, mas o sentido do que fazemos se revela depois. Pode até ser que ela fez sem saber e simplesmente seguindo seu instinto, pois Jesus esclarece para ela e todos depois. 

    1. Não havia a prática de ungir um corpo antes da morte da pessoa, ela não estaria fazendo isso intencionalmente, mas o fez por uma revelação. 

    2. Imagine ela sendo atacada pelos olhares e falas pensando o que eu fiz. Vem Jesus e dá sentido ao que não fazia sentido. Derramar o nardo é isso!! 

  2. Os pobres estarão sempre aí- Todos os dias, mas eu não - Pode até ser entendido que Jesus não está considerando o sofrimento dos pobres, mas na verdade o assunto é sobre o que sempre vamos ter ao nosso redor, coisas que sempre vão se apresentar diante de nós como: A injustiça social, a violência, a pobreza, a corrupção, o desequilíbrio financeiro, ou seja existem muitas causas, porém, ele disse, esse momento da história comigo na sua vida nunca mais você vai ter, é exclusivo.

    1. Sempre que quiserem poderão fazer algo por eles, mas não para mim. Fica claro que a qualquer momento você terá a oportunidade de fazer o que acha certo, mas a oportunidade de se dedicar a Jesus sabendo que o tempo está acabando e que só resta derramar tudo que tem é único.

    2. Eles fuzilaram a mulher com os olhos - A casa do ex leproso nunca ficou tão perfumada, assim como nossas células serão como bálsamo para as famílias que recebem, mesmo que ainda te chamem pelo teu passado, abra sua casa para testemunhar do seu futuro. 

  3. Até onde você vai com Ele- Ela fez o que pôde. O que ela podia fazer, fez - Quer reconhecimento maravilhoso vindo do próprio Cristo. Será que ele vai valer para você também, o Senhor olhar para sua vida e dizer: Ele fez o que pôde. 

    1. Antecipou-se - A ungir-me para a sepultura. Ungiu meu corpo para o sepultamento. Ela foi até aquele ambiente com Ele, porém, sua entrega o acompanhou até o sepulcro. Quando as mulheres chegaram para ungir o corpo de Jesus no sepulcro como de costume, já não havia corpo, pois Jesus ressuscitou. 

    2. Porque faço o que faço - As pessoas nunca vão entender por que você faz o que faz para Deus se não souberem o que Deus fez por você. Não tente convencê-las, O que ela podia fazer, fez.

    3. Ninguém chegou tão longe - Quão longe você pretende chegar nos próximos doze meses? Quão longe você pretende chegar com sua vida. Entregue sua vida, seu nardo, seu futuro para ele e confie.