arrow_drop_down
NEM ERA PRA VOCÊ ESTAR AQUI

NEM ERA PRA VOCÊ ESTAR AQUI

PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


05/12 a  11/12



NEM ERA PRA VOCÊ ESTAR AQUI



João 12:9-11.

“E muita gente dos judeus soube que ele estava ali; e foram, não só por causa de Jesus, mas também para ver a Lázaro, a quem ressuscitara dentre os mortos. E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro; Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.”

Se não fosse uma intervenção divina, aquelas pessoas não estariam escrevendo sua história. Faça valer a pena, conte seu testemunho ao mundo, não deixe matar seu milagre, pois nem era pra você estar aqui! 

             Observe o que está escrito: “E lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos.” Vamos lembrar um pouco essa história, Jesus chega após quase 4 dias da morte de Lázaro, ao entrar na Aldeia de Betânia após encontrar com Marta e depois Maria, ele vai para o túmulo de Jesus, ao pedir os homens para removerem a pedra, ele dá uma voz de comando ao mundo dos mortos e chama pelo nome aquele que saiu todo enfaixado. Removendo as ligaduras de morte, ele volta para casa. Espera aí, do túmulo para casa? Isso mesmo. A partir daí a notícia se espalhou. 

             O fato é que vamos ver os dois juntos, o milagre e o Senhor do milagre, era mais do que ver Lázaro, mas o autor da obra, pois o testemunho de Lázaro apontava para Jesus, sendo assim a grande oportunidade e por isso uma multidão veio para Betânia para testemunhar esse momento. O texto diz que queriam ver igualmente tanto um quanto o outro. Por Lázaro ter sido tão requisitado, temos um problema aqui? Não. Pois para um líder não pode ser um problema quando aquele que você libertou seja tão requisitado quanto ele. A altura pode ser a mesma, mas a autoridade não.              

Efésios 2:1-6 

  • Cristo me trouxe de volta - Colossenses 1:13 - Não foi só Lázaro que veio do mundo dos mortos, Jesus nos trouxe também - Efésios 2:1-6. - Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.


  • Lázaro não foi ressuscitado da morte, mas sim dentre os mortos - Ele fez parte dos mortos, do reino dos mortos e de lá foi chamado de volta para a vida terrena. Dentre os mortos, o nome dele foi chamado, um fato inédito no reino dos mortos, no ambiente de espera, alguém foi chamado pela voz de quem tem autoridade. 


  • Pelo fato de que esteve entre os mortos como pessoa, o chamado de Jesus pôde alcançá-lo - Aqui fica claro que a morte não tira sua história, sua personalidade, nós vamos para lá sabendo quem nós somos. Veja que dessa vez foi só a voz, porém, logo após Jesus entrou lá para avisar que venceu.  

Os perseguidores queriam a morte de quem já havia morrido, queriam que ele voltasse para o túmulo de onde veio, ele voltava para sua casa em Betânia, porém queriam que ele voltasse para o túmulo. Talvez a pedra até estivesse ainda removida.

Essa é a sensação que tenho, que muita gente acha que vamos voltar para a condição que saímos, mas isso nunca vai acontecer, porque o Senhor nos tirou de lá. A pedra foi removida para você sair, não para você voltar.

Nem era pra você estar aqui. 

  • Querem matar quem já morreu - “Os principais sacerdotes resolveram matar também Lázaro” - Porque também? Porque quanto a Jesus já havia decidido, porém, queriam matar também seu testemunho. Fizeram planos para se livrar também de Lázaro. Por causa dele muitos moradores de Israel estavam deixando seus líderes e depositando sua confiança em Jesus. 


  • Querem matar seu testemunho - Quando viram que não era suficiente matar Jesus, decidiram matar o testemunho de seu ministério, porém, isso não é possível, pois podem até paralisar você, mas nunca vão paralisar seu testemunho. 


  • Está ordenado - Hebreus 9:27 - Nem era pra você estar aqui - Como matar quem já morreu, essa declaração é uma chave para sua vida, porque mesmo que nos referimos a Lázaro, pois queriam colocar ele de volta de onde ele veio, seria como devolver uma criança para o ventre da mãe. 

Por isso quanto mais morto for o mundo estivermos, menos chance de te matar. A questão é que estamos vivos demais e por isso sentimos a dor da perda do que na verdade já nem devia ser parte de nós.

  • Querem matar a quem Jesus deu vida - Lázaro deve retornar ao seu túmulo, queria que ele voltasse de onde veio, queria que ele continuasse na condição que estava. 


  • Por causa dele voltaram crendo em Jesus- O motivo era Lázaro, mas o propósito era Jesus, se seu testemunho não glorificar Jesus, não pode ser chamado de testemunho. Se a tua história não levar as pessoas para Jesus, não fará sentido. Lázaro se tornou famoso, seu Instagram iria crescer consideravelmente, sua fama correu, mas talvez você não esteja se lembrando o que o tornou famoso. Ele morreu!


  • Lázaro não produziu relatório sobre o mundo dos mortos - As pessoas não chegam para ouvi-lo, e sim para vê-lo. Imagine como as pessoas queriam 5 minutos com ele, saber o que ele viu. Mas mesmo assim se contentavam em ver o milagre incontestável. 

Lázaro se tornou um perigo para os sacerdotes, porque muitos foram lá por causa dele e creram em Jesus. Lázaro foi um primeiro sinal de que mesmo matando Jesus, as obras dele não seriam paralisadas. 

Por sua causa! Seu testemunho! Nem era pra você estar aqui!! Faça valer a pena! O Senhor te livrou da morte, tirou você do inferno.