arrow_drop_down
QUARTA VIGÍLIA

QUARTA VIGÍLIA

PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA


12/12 a  18/12



QUARTA VIGÍLIA

Marcos 6:45-52. 

“Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra. E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira. Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou. Ficaram entre si atônitos, porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido”.

Quando eu ando no natural eu tenho esperança, porém, quando ando no sobrenatural, eu tenho resposta.

De repente vem ele, Jesus, andando sobre as águas como se ignorando todas as leis da natureza. Nesse momento, água e terra não fazem diferença para ele. Ele vem para socorrer seus discípulos. Ao mesmo tempo imagino os tais discípulos pensando o pior, pois já é a quarta vigília da noite e o vento lhes era contrário, que nessa história representa o momento que você já está no seu limite, seu corpo cansado, sua alma exausta, seu desejo é vencer, mas não consegue encontrar a força necessária, como lidar com esse tempo de espera? Vamos descobrir e vencer esses ventos contrários que resistem à nossa travessia. 

 “Quarta vigília” - Esse momento limite que estamos já muito cansados, a expectativa está sendo abalada, enfim, pessoas estão perguntando a respeito e sua fé está frágil. Quero te dizer que essa é uma mensagem que carrega uma profecia, ele vai chegar até a quarta vigília. A noite é dividida em 4 vigílias, o dia em quatro períodos. Jesus vai orar na viração do dia, chamada primeira vigília, o dia começa a partir desse momento.   

1a Vigília – 18:00 – 21:00; 2a Vigília – 21:00 – 24:00; 3a Vigília – 24:00 – 03:00; 4a Vigília – 03:00 – 06:00. 


  1. As pessoas não sabem o que elas querem até que você diga o que Deus quer para a vida delas- Repare no texto: “Compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado.” Vamos para outra margem - Precisamos motivar e às vezes como Jesus, compelir, empurrar, encorajar. Pessoas vão te agradecer no futuro, seus filhos vão te agradecer no futuro. 

Por exemplo: Entrar em um novo ano é inevitável, pode até ser resistido, mas o Cronos não respeita ninguém, todos vão ter que passar, agora, posso seguir princípios que vão me dar um caminho de expectativa e resultados ou travar minha vida ao passado e não atravessar, viver do ontem

Posso não querer ir onde Deus quer me levar- Essa é uma outra questão, porém, nos esquecemos que a lei mais fundamental das escrituras é da semeadura e colheita. Ou seja, sofremos consequências de nossas escolhas.

É sempre um desafio passar para outra margem, pois podem haver surpresas no caminho, na travessia. Somos separados de um todo, isso acontece quando você decide seguir pelos caminhos do Senhor. 

Jesus separou os doze da multidão ainda no meio da festa do milagre dos pães. Por mais maravilhoso ter sido o milagre dos pães, não era o suficiente para eles, porque são níveis de entrega e níveis de revelação aqui. 

Prepare-se para obras maiores- Prepare sua equipe para fazer obras maiores que você. Pois foi o que Jesus fez, por isso ele não trata com a multidão como trata sua equipe. 

Para a multidão - Pão, para os discípulos: Semente - Foi o que Jesus fez aqui quando percebemos que se trata de duas ações sobrenaturais, a multiplicação dos pães e andando sobre as águas. 

  1. O desafio de remar contra o vento- Os homens queriam remar contra o vento e isso requer muito esforço. 

- Sabe aquela noite em que você não dormiu por preocupação. Parece que você já batalhou a noite inteira, mas de fato nada aconteceu, apenas seu cérebro ficou ativo e aumentou mais ainda a ansiedade e o cansaço.

- A batalha da noite, ela pode caminhar por dois níveis, um que lhe dará resultados reais e outro que vai lhe proporcionar mais cansaço e menos resultado. Uma exaustão absurda.

- Outro fator são os demônios que seguem seu turno da madrugada e da quarta vigília, os encontramos no salmo 91 de forma bem explícita - Terror noturno - O terror da noite. Peste que se propaga nas trevas - Peste que anda nas trevas.

  1. O medo afasta o discernimento- Queria tomar-lhes a dianteira - Precisamos acessar o Antigo testamento para entender essa questão, pois Jesus estava indo para frente do barco. 

Parece um fantasma - O livramento de Deus para sua vida pode te assustar, mas é um espírito de engano querendo te afastar. Jesus queria que o reconhecessem e o convidasse para entrar no barco, mas pelo contrário, gritavam de pavor. 

Quando Deus aceitou dar um sinal para Moisés de que continuaria seguindo com seu povo, Ele disse: “Farei passar toda minha bondade diante de ti” Êxodo 33:19,22. E de modo semelhante a Elias: “Eis que passava o Senhor”.

Seja a nuvem ou a coluna de fogo, ficavam na dianteira do povo para proteger e direcionar. Jesus quis passar adiante, mas tiveram medo.

Salmos 46:5 – “Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã”. Salmos 46:5 – “Nela habita o Eterno e, por isso não poderá ser atingida, ao romper da aurora Ele virá em seu socorro”.

  1. Quarta vigília, o romper da Aurora- Preciso te contar um segredo, existem promessas para o romper da aurora.  - Romper é um nascer repentino de um conhecimento avançado - Salmo 46:5.

Romper é um conhecimento avançado que passa você acima das linhas de defesa e te leva a uma dimensão sobrenatural, você deixa de ser subjugado e toma as rédeas da situação, você não corre do inimigo e sim vai em direção a ele.

O grande livramento que o Senhor deu ao seu povo no romper da aurora - Êxodo 14:27. Momento onde o mar vermelho se fechou e engoliu os egípcios. 

Decisões importantes acontecem pela manhã - Enquanto você está dormindo. Ao romper da aurora Ele virá em seu socorro - Ele já marcou o momento do seu livramento.

As circunstâncias podem alterar, mas a aliança de Deus com seu povo nunca muda-  2a Reis 19:35 , o livramento que veio pela manhã, o anjo do Senhor matou 185 mil soldados assírios e mandou Senaqueribe de volta para casa. 

Um outro evangelista contando a mesma história diz que Pedro andou sobre as águas. Na verdade, quem andou sobre as águas foi Jesus, porém, Pedro andou sobre a palavra de Jesus.