arrow_drop_down
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE

CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE


PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA

CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE


1ªPedro 2:9

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vocês, porém, são o povo escolhido, a nação santa, o povo pertencente à Deus! Porque? Para “Louvar Aquele” que o chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

Vocês são a "geração escolhida” “sacerdócio real” “nação santa", "povo particular" todos os antigos títulos do povo de Deus agora lhes pertencem. Agora vocês devem demonstrar a bondade daquele que os chamou das trevas para sua luz maravilhosa.

Mas vocês são os escolhidos de Deus, escolhidos para a alta vocação do trabalho sacerdotal e para serem o povo santo, São instrumentos de Deus para fazer sua obra e falar por ele e para contar a todos quanta diferença ele fez na vida de vocês.

Os quatro títulos que nos é dado nessa passagem, são antigos títulos dado ao povo de Israel, sendo todos ligados ao serviço da adoração. 

Adoração é serviço e nós temos um contrato de exclusividade com nosso Senhor.

             Deus quer exclusividade, essa é a palavra para esse mês, pois Deus criou o homem para sua glória, para ser adorado, Deus criou os anjos para o adorarem. Na história de Israel vemos Deus livrando seu povo e sendo adorado. O maior erro de Israel por vezes foi trocar Deus por outros deuses. Evidenciar mais sua dor do que seu Deus. Veja os quatro títulos que ele nos deu: Veja a exclusividade em todos eles. Não sei se você está conseguindo enxergar nesse texto um contrato de exclusividade! 

1. Geração escolhida - Raça eleita - Raça significa descendência comum surgida em Israel por via natural. Porém, através do nascimento espiritual recebemos essa posição. Fomos eleitos, selecionados.

2. Sacerdócio real - Um reino de sacerdotes - A tarefa de Israel não era política, mas sacerdotal no mundo. O sacerdócio da igreja é o sacerdócio santo e real, porém, o sacerdócio do ministro é um sacerdócio consagrado. Aqui ele está acima, mas isso não dá a ele privilégios, mas sim encargos. Ministério é ofício. Filipenses 3:20 

3. Nação santa - Povo santo - Um povo que pertence a Deus, que está separado para o serviço dele. Nossa cidadania está no céu.

4. Propriedade exclusiva - Povo para a propriedade - O entendimento aqui é de aquisição. A ideia é de uma propriedade que o próprio Deus adquiriu para si mesmo, Ele nos comprou pelo sangue. Nenhuma outra pessoa pode reclamar o direito de posse sobre o povo, senão unicamente Deus. esse povo não existe para si mesmo, mas exclusivamente para Deus. 

O pacto do Sinai - Êxodo 19:6 - Foi onde Deus havia declarado a verdadeira missão de Israel: Sereis povo da minha propriedade, um sacerdócio real, um povo santo. Minha raça eleita - Meu povo que preparei para mim, a fim de comunicar os meus feitos. 

O povo de Deus no Antigo Testamento tinha uma finalidade diferente dos demais povos, as “nações”. Por isso ele resgata esses títulos que dão finalidade, ou seja, somos esse povo exclusivo separado pelo sangue do cordeiro para cumprir a missão de fazer o nome de Jesus engrandecido na terra. 

No Antigo Testamento o povo possuía um sacerdócio, agora o povo é um sacerdócio, porque todo cristão tem o privilégio de entrar na presença de Deus. 

Hoje nós fazemos através de nossos dons. Todas as vezes que manifestamos os dons, nós estamos servindo como os sacerdotes serviam no templo. 

Qual o propósito dessa exclusividade? Para que proclamemos amplamente as proezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. 

Isaías 43:21 - Ao povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.

Fomos chamados para anunciar os feitos poderosos de Deus. Quem já experimentou a intervenção resgatadora de Deus em sua vida não pode silenciar a este respeito.

A adoração é o solo no qual todos os esforços cristãos significativos crescem. 

Sem uma vida de adoração, somos pessoas simplesmente religiosas que trabalham diligentemente em tarefas religiosas. A adoração é a motivação que transforma cada tarefa em uma demonstração de nosso amor por Deus.

Isaías 60:2 - Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti.

As trevas cobrem a terra e a escuridão cobre os povos- Deus nos chama para fora das trevas, para dentro da sua maravilhosa luz. 

Quando eu sigo a chamado de Deus rumo à luz, isso significa para mim um juízo sobre toda escuridão em minha vida. 

Que diferença entre as trevas que vivíamos antes e a atual luz de Deus na nova vida! Supera todos os conceitos humanos de luz. Por isso é chamada de maravilhosa luz. 

O mundo encontra-se em trevas e por isso não conhecem os atributos de Deus, assim são capazes de observá-los em nossa vida. Cada cidadão do céu é um anúncio vivo das virtudes de Deus.