arrow_drop_down
O VÉU FOI RASGADO

O VÉU FOI RASGADO


PALAVRA DE ESTUDO DE CÉLULA

O VÉU FOI RASGADO


Mateus 27:50-51- “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas.”


Uma coisa temida pelos poderosos é que você descubra a capacidade que possui. No mundo espiritual, os demônios temem seu acesso ao conhecimento. O conhecimento sempre será resistido, porque ele te liberta dos limites que você acreditou ter, das mentiras que lhe foram contadas, da ideia de sobrevivência que te venderam. Sem o conhecimento somos manipulados, usados e descartados. O véu rasgado, representa a expansão da nossa vida em todos os sentidos. 

             

2ªCoríntios 4:4 – “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”

Acredite, existe um interesse que você continue ignorante quanto a alguns assuntos que são vitais para sua sobrevivência, porém, o evangelho nos liberta dessa cegueira que a Bíblia diz que o deus deste século nos cegou. O sentido aqui é que ele colocou um véu uma obstrução para que o entendimento não chegue até você, o que mais tem me assustado é que antes essa ação era escondida por aqueles que andam nas trevas, porém, hoje é declarada, intencional, exposta, revelada, sem pudores. Um sinal do final dos tempos, porém, a palavra hoje é que o véu já foi rasgado. 

Quanto ao véu. Eis que o véu. Rasgando o véu.


  1. Quanto ao véu- No Monte Sinai, o povo ficou embaixo do monte enquanto Moisés recebia por 40 dias instruções da parte de Deus. Ali o Senhor revelou a Moisés os 613 preceitos da lei de Deus, o Senhor escreveu os dez principais mandamentos em rochas e também lhe deu as medidas e materiais de como seria o tabernáculo do Senhor. Assim, o Senhor mandou colocar divisórias usando cortinas para separar o Santo Lugar do Átrio e o Santo dos Santos do Santo lugar. 

    1. O véu que cobria o Santo dos Santos possui tamanhos variados conforme as mudanças que ocorreram com o santuário. Nos dias de Moisés, o véu media 10 côvados. O véu do templo de Salomão media 30 côvados. Quando Herodes o Grande reformou o templo, o véu media 40 côvados. O historiador judeu Flávio Josefo deu algumas descrições sobre o véu do templo em seus dias. Ele tinha pelo menos 18 metros de altura por 18 de largura e a sua espessura era de 12 cm. 

    2. Josefo disse que aquele véu com uma espessura de 12 cm nem sequer dois cavalos puxando um de cada lado teriam a força necessária para rompê-lo. Portanto o véu que se rasgou em duas partes de cima a baixo foi algo que os sacerdotes e todo o Israel não conseguiam explicar.

    3. O que precisamos perceber é que depois que o véu foi rasgado de alto a baixo, para muita gente não mudou nada, porque o véu continuou em sua mente. Nós carregamos véus limitadores dentro de nós, eles já não existem mais, porém, nossa mente os vê. Por isso é comum ver cristãos com dificuldade de se relacionar com Deus em uma vida de oração e devoção, pois ainda acreditam que tem uma separação entre eles e o Senhor. 

  2. Eis que o véu- “Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo”- A palavra “eis” é a palavra “idou” , difícil de traduzir pois transmite emoções e sentimentos muito intensos. Traduzido como “Veja Só”, porém, em outro mundo contemporâneo poderia ser traduzido como: “Wow”. 

    1. Essa palavra “idou” transmite a ideia de “choque, espanto e maravilha”. É quase como se Mateus dissesse: “Wow! Você consegue acreditar nisso? O próprio véu do templo se rasgou em dois de cima a baixo.” 

    2. Um acontecimento que mudou radicalmente e imediatamente a vida das pessoas, principalmente os que viviam da religião. Naquele instante estava sendo cancelado todo escrito de dívida que era contra nós. Uma ação visível que provocou efeitos visíveis e no mundo invisível. 

Atos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas”.

  1. No momento em que o véu foi rasgado, Deus saiu daquele lugar para nunca mais habitar em um templo feito por mãos humanas. Deus deu fim ao templo e sistema religioso que ele carregava. 

Efésios 2:14 – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”.

  1. Quando JESUS foi levantado naquela cruz, a cruz se tornou o propiciatório eterno, sobre o qual o sangue do sacrifício final foi aspergido, não sendo mais necessário o sacerdote fazer sacrifícios continuamente, ano após ano. Por isso, o apóstolo Paulo escreveu que Jesus derrubou a parede da separação. 

1ªSamuel 15:27-28 / 1ªReis 11:30-31 / 1ªSamuel 24:4 

  1. Rasgando o véu- Veja seus significados - Um pai rasga parte de suas vestes quando tem a notícia da morte de um filho. Na Bíblia vamos ver quando Saul rasgou a orla do manto do Sacerdote Samuel. Quando foi profetizada a divisão do reino de Israel. Quando Davi rasga o manto de Saul.

    1. Na morte de Jesus, foram simultâneas as ações do sacerdote no templo e a entrega de Jesus no Gólgota. No instante em que Caifás se aproximou para matar o cordeiro que era o sacrifício da Páscoa, Jesus exclamou, está consumado. Aconteceu um misterioso e inexplicável acontecimento sobrenatural. O véu enorme e robusto que se encontrava diante do santo dos Santos foi repentinamente dividido ao meio, do topo ao chão! 

    2. O som daquele véu se dividindo enquanto se rasgava e fendia deve ter sido ensurdecedor. Era como se invisíveis mãos divinas houvessem se estendido para pegá-lo, rasgá-lo em pedaços e eliminá-lo. 


Mateus 27:45 –“Desde a hora sexta até à hora nona, houve trevas sobre toda a terra”.

  1. Estava muito escuro- Assim que Mateus descreve esse evento, houve trevas! A palavra houve “gnomai”, descreve um evento que se arrastou lentamente sobre eles antes que conseguissem saber o que estava acontecendo. Repentinamente e inesperadamente as nuvens começaram a cobrir a terra. 

  2. O que até então só era visto de fora, agora podia ser visto de dentro, isso muda toda perspectiva do relacionamento com Deus de forma mais íntima, desde a adoração a revelação de sua palavra. A velha aliança está desfeita, a sombra teve que ceder a realidade, veja como muda tudo aqui. Tudo que era visto de fora, agora é visto de dentro do tabernáculo, imagine o nível de intimidade e revelação de Deus aqui.

  3. De alto a baixo - Começou no céu e termina no inferno - Wow, por isso o espanto de Mateus relatando esse fato, a ordem veio de cima e desceu até o nível mais baixo, você entende essa linguagem? Imediatamente Jesus desceu ao inferno onde o véu atingiu simultaneamente. 

Deus vai rasgar decretos contrários.

Todo escrito que era contra nós será cancelado, será rasgado.

Deus vai rasgar, ao fazer isso, vai separar seu passado do seu futuro.