NOTÍCIAS
31/01/2019 12h50
Jejum de 21 dias

De 1º a 21 de fevereiro, no Projeto Vida

Ver galeria!

Nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, vamos iniciar um propósito. Serão 21 dias de jejum e oração para estabelecer conquistas duradouras.

O jejum de 21 dias é o jejum de 3 ciclos, que vamos fazer para destronar principados, potestades e demônios para a hora da guerra, com Miguel, Gabriel e todo o exército do céu envolvido como descrito pelo profeta em Daniel 10:1-21. 

Por isso vamos fazer o jejum das 18h às 6h da manhã e ainda algo que cada um considere primordial ou importante em sua vida, além de meditarmos nos 21 versículos de Daniel 10 para um entendimento melhor do mundo espiritual e a guerra que lá ocorre diariamente. Assim podemos enfrentar nossos desafios com discernimento e revelação.

 

DIA 1 - 1º de fevereiro

FAÇA COM EMPENHO, SE ENGAJE EM SUA BATALHA

Daniel 10:1 - "No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome é Beltessazar; a palavra era verdadeira e envolvia grande conflito; ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão. "

Haviam se passado cinco anos que Daniel tivera uma visão que mudaria e influenciaria no cenário futuro do mundo, se trata de ver o futuro que ainda não se cumpriu ao todo. Se trata da visão da morte do Messias, da destruição do templo pela última vez, a conhecida visão das 70 semanas de Daniel. Porém, ainda não tinha total compreensão do que havia recebido, por isso ele entra em um propósito de jejuar para ter seu entendimento aberto sobre tudo aquilo. Já idoso, aos 85 anos, um outro motivo de seu jejum era ver a profecia de Jeremias a respeito da libertação do povo judeu se cumprindo e a reconstrução do templo que fora destruído. Sua resposta veio. Porém, vamos aprender sobre o tempo de Deus, pois Daniel ainda não tinha o entendimento que a profecia dada por Jeremias a respeito dos 70 anos que tinha aplicação dupla para o povo que foi exilado em 605 A.C., sendo que os primeiros cativos voltaram em 536 A.C. cumprindo os 70 anos, para o templo que foi destruído em 586 A.C., reconstruído e consagrado em 515 A.C., cumprindo os 70 anos.

Um ano antes, 50 mil judeus haviam saído da Babilônia e viajado para a terra natal, pois era o primeiro grupo de exilados. Isso preocupava o profeta, pois pela posição que ocupava, ele tinha acesso a relatórios oficiais. Ele sabia que os homens haviam lançado os alicerces do templo e que o trabalho havia sofrido oposições e parado. Sabia que seu povo estava sofrendo privações e por isso a busca por respostas de Deus. Seus questionamentos eram pelo fato de ter se cumprido os 70 anos profetizado por Jeremias e porque ainda haviam resistências tão grandes. Mas como disse acima, ele não tinha o entendimento que a profecia tinha duas vertentes, o povo e o templo.

O primeiro versículo escrito na terceira pessoa se referia a um cabeçalho de um documento oficial, se referindo a Daniel como Beltessazar, nome babilônico que recebeu quando foi capturado com seus 16 anos. Agora com mais de 80 anos, tem sua identidade preservada. Como visto no verso 2, se referindo a si mesmo, diz: “Eu, Daniel.” Acampado com alguns amigos a borda do rio Tigre, se abstendo de alimento, ele recebe a última palavra a respeito do futuro. Dentro desses 21 dias ocorreu a semana da Páscoa, era o primeiro mês do calendário religioso, nosso mês de abril.

Havia 3 anos que Ciro havia tomado a Babilônia e agora Pérsia. “Meu ungido” (A babilônia caiu, mas o profeta não), assim foi chamado esse homem pelo profeta Isaías pelo menos 175 anos antes de seu nascimento. Sua origem desconhecida, porém, com forte argumentação sobre ser filho de Astíages e a Rainha Ester. As profecias a seu respeito previam até mesmo seu decreto para libertar os judeus e reconstruir Jerusalém. Isso pra mim é extraordinário, pensar que muito antes do povo entrar no exílio, já estava profetizado quem os libertaria do exílio. Isso nos faz lembrar que todos nós nascemos para cumprir um propósito determinado por Deus.

A palavra era verdadeira e envolvia grande conflito. Ele entendeu a palavra e teve a inteligência da visão. A visão entrou nele, pois uma coisa é compreender algo, outra coisa é receber no espírito. É um batismo que nos leva a defender uma causa, a viver intensamente um propósito. Talvez você esteja precisando deste batismo que vai além de uma compreensão intelectual a respeito de algo, mas sim um engajamento. Por isso hoje iniciamos uma jornada em busca de entendimento para enfrentar os conflitos e resistências que se levantam contra o cumprimento da vontade de Deus em nossa vida.

Baseado nesse entendimento, quero te encorajar a visualizar o mundo espiritual pois você aprendeu que sua oração fortalece os anjos que estão guerreando pela sua causa. Lembre-se que é um jejum e um propósito. Um para guerra, outro para intimidade com Deus.

Faça um propósito financeiro para esses 21 dias. Um engajamento. Há uma diferença entre estar interessado e estar empenhado em alguma coisa. Faça um empenho, se engaje em sua batalha.

Lembre-se que o primeiro dia define todos os outros. Qual é sua causa? Vamos orar agora consagrando ao Senhor.

 

DIA 2 - 2 de fevereiro

SEU CHORO SERÁ OUVIDO NO CÉU E UMA RESPOSTA SE APROXIMA

Daniel 10:2 - "Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. "

Uma experiência de dor. Daniel viveu entre o céu e a terra, quando absorveu a angústia de seu povo por estar tão distante de Jerusalém, mas engajado no propósito de deixar algo que encoraje seu povo antes de sua morte. Suas orações se tornaram parte de sua vida, de seu interior, de suas entranhas.

Veja em Salmos 119:136 ,“Torrentes de águas nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a sua lei, qual é a causa que tem te feito chorar? Onde lhe dói é o seu chamado!”. Lembra dessa frase? Pois o que o salmista está lamentando aqui, mostra seu peso pela palavra do Senhor. Ele derramou lágrimas por causa do povo se afastar daquilo que era o mais importante na vida dele. Por que você tem chorado? Daniel chorou por três semanas, porque por pelo menos 70 anos ele orava três vezes ao dia da janela de sua casa voltada para Jerusalém, para o templo. Mesmo que estivesse a 1.200 km de distância, essa era a causa do profeta. Qual é sua causa? Onde lhe dói? Veja como o profeta atraiu anjos para sua causa, pois seu choro foi ouvido no céu.

A visão do futuro esmigalhou a alma dele, por carregar as profecias de Jeremias a respeito da restauração. Porém, ele percebe que a nação ainda passaria por longos e grande conflitos. A princípio o que era para hoje se tornou distante, então ele encontra consolo na oração. Ao ser visitado por um anjo, seu espírito se conectou com o céu e a busca por vitórias naturais e terrestres foi ofuscada por uma visão do céu. Veja o paralelo que tem esse fato com sua vida, pois sua visão pode não condizer com sua realidade. Saiba que seu pranto, seu choro, será ouvido no céu e uma resposta se aproxima.  

 

DIA 3 - 3 de fevereiro

EXISTEM COISAS QUE DEUS LHE DEU A DÁDIVA DE VER E PERCEBER. TORNE ISSO O ALVO DE SUAS ORAÇÕES

Daniel 10:3 - "Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que passaram as três semanas inteiras."

Pelo que o profeta havia visto, pelas profecias que recebeu, veio um peso de responsabilidade sobre sua vida, pois somos responsáveis por aquilo que vemos e sabemos. Às vezes é difícil aceitar isso, mas Daniel entendeu muito bem que a dádiva de ver o que outros não viam o fez cativo de suas revelações. Existe uma diferença muito grande daqueles que querem saber sobre algo e aqueles que querem mudar a partir do que sabem. O que vemos são muitos que se tornam críticos e murmuradores. Mas Daniel, ao ver a realidade ao seu redor e o distanciamento do povo dos planos de Deus, foi tomado por um peso que o levou a uma entrega.

Existem coisas que Deus lhe deu a dádiva de ver e perceber. Torne isso o alvo de suas orações, de seu engajamento, transforme sua indignação em atos ao invés de se tornar mais um dizendo, “eu te disse” ou “eu sabia” ou que “não tem nada a ver com isso”. Antes mesmo de você ter uma visão do futuro, o que estamos vivendo em nossa nação e sucessivamente ao nosso redor, já é o suficiente para pagarmos o preço de oração e ações que transformem nosso mundo.

O profeta entrou em uma jornada solitária de três semanas, pois sua influência e acessos, apesar de grandes, tocavam os efeitos mas não atingiam as causas. Assim como situações que se repetem constantemente onde tocamos os efeitos, mas a raiz continua intacta. Por isso o profeta decidiu entrar no campo da fé. Entrou no habitat, no comando do céu e travou uma batalha vitoriosa. Vamos fazer o mesmo!

 

DIA 4 - 4 de fevereiro

ENQUANTO VOCÊ CELEBRA O QUE DEUS FEZ NO PASSADO, OS CÉUS CONSPIRAM A SEU FAVOR

Daniel 10:4 - "E no dia vinte e quatro do primeiro mês eu estava à borda do grande Rio Tigre"

O dia e o lugar. Eu não me lembro de muitas coisas que aconteceram em minha vida, mas algumas delas me lembro do dia e lugar, pois temos lembranças que marcaram nossa vida. Três dias depois do fim de seu jejum, veja que curioso, Daniel está nos mostrando que a visão a respeito dos 21 dias de jejum aconteceu três dias depois. Ele estava à beira do rio Hidequel, que quer dizer Rio Rápido, mas se refere ao Rio Tigre. Vamos ver várias referências de lugares que marcaram na Bíblia, e temos que incluir esse lugar, pois aqui foi o lugar que Deus se encontrou com Daniel e revelou o futuro de Israel na maior profecia dada pelo Senhor a seu servo.

Era o primeiro mês do calendário judaico, quando o povo celebrava a páscoa, a festa dos pães e a festa das primícias. Daniel não podia comemorar essas ocasiões especiais na Babilônia, pois um dos sinais do exílio é de não poder celebrar as festas bíblicas, porém, após 70 anos sem fazê-lo, Daniel pela primeira vez está se consagrando no período escolhido da Páscoa do 1º ao 21º dia do primeiro mês. Enquanto os primeiros exilados, pelo menos 50 mil que haviam voltado para Jerusalém, estavam comemorando a primeira Páscoa após a libertação da Babilônia. O fato é que no 14º dia de seu jejum, deu-se início a Páscoa que era comemorada junto às outras festas por sete dias. Veja como as datas aqui registradas têm o propósito de elucidar que as festas bíblicas sempre anunciam novas ações de Deus sobre seu povo, e para nos mostrar que todos nós termos o dia e o lugar onde seremos marcados em uma poderosa experiência com o Senhor.

Enquanto você celebra o que Deus fez no passado, os céus conspiram a seu favor. A Páscoa lembrava a libertação de Israel da escravidão do Egito, e agora os judeus estavam vivendo o primeiro ano de libertação da Babilônia. Apesar de ter vivido durante tantos anos em uma terra pagã, Daniel manteve seu coração puro diante de Deus. Que nesses dias de consagração e jejum, que um portal como se abriu a borda do Rio Tigre possa se abrir para você também. Deus te abençoe!

 

DIA 5 - 5 de fevereiro

AQUILO QUE ERA UMA VISÃO DO CÉU PODE SE TORNAR REALIDADE

Daniel 10:5 - "Levantei os olhos e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos de ouro puro de Ufaz"

Sempre nasce uma possibilidade quando levantamos nossos olhos, nosso rosto, nosso corpo. Apareceu um homem vestido de luz, vestes com linho tão branco que reluzia. Apesar de oito descrições a respeito desse homem ou anjo que se apresenta, duas delas são descritas nesse texto, que era: vestido de linho e com um cinto de ouro puro de Ufaz, mais possível de Ofir, ouro mais fino. Uma semelhança muito grande com as vestes sacerdotais, pois apesar de nunca ter visto um linho tão branco, ou um ouro tão puro, nós reproduzimos na terra as visões do céu. Decida levantar os olhos e ver o que está acontecendo no céu e você vai ver que o céu não está em crise. Então chame à existência a palavra que diz “assim na terra como no céu”.

Uma visão é tudo que precisamos para romper. Quantas visões e experiências foram vividas pelo profeta, mas nada como essa que transcendeu sua alma e ativou seu espírito, pois a presença era nítida e atingiu seus sentidos. Nas experiências anteriores ele ouviu uma voz interna, ao mesmo tempo com uma visão espiritual como se sua alma fosse uma lente para discernir. Ou seja, caso houvesse algo em sua alma que ofuscasse, a visão de Deus seria comprometida. Porém, agora ele vê sem lente, sem filtro, sem precisar interpretar, simplesmente vê e relata o que viu. A notícia era que o céu se manifestou, e que por trás daquela manifestação haviam boas novas para serem reveladas.

No momento em que um ser angelical toca essa terra, o céu mudou de endereço, aquele lugar às bordas do Rio Tigre se torna um portal para o sobrenatural. Mas aquele anjo voltou após sua missão, porém quando Jesus desceu de lá, ele decidiu habitar entre nós e trazer o céu com Ele, o Reino com Ele. Sua presença na terra atraiu o favor do Pai e o portal de acesso continuou aberto para acessarmos o sobrenatural! Fique atento nesses dias de consagração, pois aquilo que era uma visão do céu pode se tornar uma realidade.

 

DIA 6 - 6 de fevereiro

O SENHOR JÁ ENVIOU SEU MENSAGEIRO COM SUA RESPOSTA; CONTINUE FIRME EM SEU PROPÓSITO

Daniel 10:6 - "O seu corpo era como o berilo, o seu rosto, como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como o estrondo de muita gente."

Ele viu o que ninguém que estava com ele viu e descreveu a partir do que conhece, mas não quem de fato era, pois como descrever tamanha divindade? Porém, suas palavras nos fazem enxergar o mensageiro de sua resposta. Não tenho dúvida de que se tratava de uma resposta importante pelo nível e detalhes do mensageiro que a trouxe, pois se alguém naturalmente chegar a sua casa com uma indumentária impecável dizendo que sua função é lhe entregar uma mensagem, imagino que antes de você a ler, já entendeu que se trata de algo importante pelo nível da ocasião.

Ninguém viu a Deus em sua plenitude, porém suas manifestações na Terra nos dão um sentido de sua grandeza apesar de que não temos informações em nossa mente que pudessem descrever o que vemos. Daniel descreve as impressões deixadas por aquele que lhe apareceu, que por ser a voz como de uma multidão ou de muitas águas foi necessária muita atenção para discernir, sendo que a comparação de sua aparência com suas palavras foi algo aterrador. Mas em sua busca em oração, lembre-se que o Senhor já enviou seu mensageiro com sua resposta, continue firme em seu propósito.

 

DIA 7 - 7 de fevereiro

NESSES DIAS, DEUS QUER SE REVELAR A VOCÊ LHE DANDO LIVRAMENTO DE TODAS AS SUAS LUTAS.

Daniel 10:7 - "Só eu, Daniel, tive aquela visão; os homens que estavam comigo nada viram; não obstante, caiu sobre eles grande temor, e fugiram e se esconderam."

Estar no mesmo lugar não te garante ver as mesmas coisas que outros viram. Porém, ver o que outros não viram te faz solitário entre pessoas, pois Daniel não podia, por mais que se esforçasse para compartilhar o que viveu naquele momento de sua vida. O que o atraiu provocou pavor nos outros, onde vemos esse paralelo em nosso tempo, porque atraímos o que valorizamos. Em Isaías 55:11 diz que o Senhor dá semente para quem semeia e pão para quem tem fome. Ele se revela na medida de nossas necessidades, por isso o que você está atraindo é resultado do que você valoriza, ao mesmo tempo aquilo que exerce poder de atração sobre você, pode provocar repulsa em outros.

Quando encontramos pessoas que viram o que vimos, nos traz um grande bálsamo porque enquanto isso não ocorre, o sentimento é que estamos vendo e sentindo coisas. Jeremias em um de seus textos chega a afirmar para o Senhor: “sirvo de escárnio todo dia, cada um deles zomba de mim…”, porque a mensagem dele era de violência e destruição, e às vezes ele não queria mais essa missão. Isso lhe provocava sofrimento (Jeremias 20:7-9). A verdade é que todos que tiveram uma experiência como essa com o Senhor, se tornaram solitários até encontrarem parceiros de sua visão. Mas é importante ressaltar que os mesmos, quando se entregaram ao que viram, foram impulsionados para frente de seu tempo. Nesses dias Deus quer se revelar a você lhe dando livramentos de todas as suas lutas!

 

DIA 8 - 8 de fevereiro

SE HOJE VOCÊ SE SENTE FRACO DIANTE DE SEUS DESAFIOS, ESPERE ATÉ AMANHÃ E VEJA QUE O ANJO TOCOU DANIEL ASSIM COMO VAI TOCAR SUA VIDA

Daniel 10:8 - "Fiquei, pois, eu só e contemplei esta grande visão, e não restou força em mim; o meu rosto mudou de cor e se desfigurou, e não retive força alguma."

À medida que a visão foi avançando mais, o profeta foi se desligando de sua natureza e realidade. Ele entra em um campo desconhecido onde algo mudou. Em nossa versão bíblica é a palavra usada, porém quando se diz “meu rosto mudou de cor”, o entendimento é: meu rosto, normalmente de boa aparência, desfigurou-se, mas na verdade todo seu corpo sentiu o peso daquela visita celestial, como se o ser celestial tivesse sugando suas forças. Ele percebe que seus sentidos começam a ser dominados por um terror, um temor, ou posso dizer pavor, pois até o estágio que ele chegou era digno de inveja; agora digno de pena. Suas forças se foram, sua aparência como de um morto, impotente. Talvez você esteja nesse estágio em sua vida, se sentindo muito fraco.

Recebi a visão, perdi as forças! Esse é o sentimento que tenho desse texto, que ao enxergar o ser divino, que ficamos perguntando quem é esse, um anjo enviado para assegurar Daniel de que as hostes celestiais de Deus cuidariam do povo judeu, ou seria Gabriel, ou seria uma aparição pré-encarnada de Jesus Cristo. A questão é que o profeta atravessou o limite espiritual e cada vez que ele se aproxima do divino, percebe que suas forças se esvaem. Pode ser que a visão que você tem a respeito de Deus e seus propósitos em sua vida sejam distantes das possibilidades naturais ou que você se sente impotente diante de tamanho desafio. Mas espere e veja que, após esse momento de fraqueza, ele foi fortalecido. Então se hoje você se sente fraco diante de seus desafios, espere até amanhã e veja que o anjo tocou Daniel, assim como vai tocar sua vida.

 

DIA 9 - 9 de fevereiro

TUDO O QUE DEUS FAZ, TEM UM PROPÓSITO POR TRÁS

Daniel 10:9 - "Contudo, ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo-a, caí sem sentidos, rosto em terra. Ouvi sua voz falar; e, quando eu o ouvi falar, caí como se estivesse desmaiado, com o rosto em terra."

Começou a fazer sentido quando entrou uma voz, pois tudo que o profeta tinha descrito até o momento se referia a presença desse ser celestial, porém, agora vem o propósito. Por trás de toda maravilha, há uma voz. Um princípio que aprendi, em Êxodo 3:1, é que no chamado de Moisés vamos encontrar essa verdade, pois se Daniel tivesse visto tudo o que viu mas não recebesse nenhuma instrução, não passaria de uma experiência. Mas, quando vem a palavra, vem a instrução. Moisés viu uma sarça ardente, ou seja, tinha fogo mas não tinha combustão. Já era um fato extraordinário, e quando por trás daquela imagem veio uma voz de instrução, tudo fez sentido. Deus não quer apenas te dar uma experiência, mas uma experiência seguida de uma instrução, por isso toda vez que você contemplar algo extraordinário de Deus, espere por uma instrução. Tudo que Deus faz tem um propósito por trás.

Daniel entra em um sono profundo. Veja que em Gênesis 2:21, onde Adão entrou em um pesado sono, um sono profundo que ao acordar Deus lhe deu Eva, Gênesis 15:12, quando Deus colocou Abraão debaixo de um sono profundo. Assim como Adão e Abraão, depois de um sono profundo veio uma resposta. Espere, sua resposta se aproxima. Esse texto fala sobre níveis de cansaço em que uma pessoa entra na sua vida. Veja que foi o toque que o levantou, veja que depois de chegar ao nível máximo de cansaço, ele começa a se levantar. É o que vai acontecer em sua vida, eu creio no toque de Deus! Quando as pessoas eram tocadas por Jesus eram renovadas, recebiam poder, recebiam vida.

 

DIA 10 - 10 de fevereiro

LOGO VOCÊ ESTARÁ COMPLETAMENTE DE PÉ E VITORIOSO. RECEBA O TOQUE DE PODER EM SUA VIDA

Daniel 10:10 - "E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos."

O toque do Anjo provocou uma mudança de posição. Ele estava deitado. Veja que essa palavra faz sentido para você: o toque de poder que te faz mudar de posição. Essa palavra nos leva a um posicionamento; quando nos posicionamos, o Senhor posiciona nossos inimigos debaixo dos nossos pés.

A mão que tocou o profeta transferiu poder para que ele mudasse de posição. Há uma transferência de poder vindo em sua direção. Ele estava sendo preparado para receber a mensagem que o Senhor tinha para ele, pois quando você se posiciona, você se torna um recipiente para receber a palavra revelada da parte de Deus. Acontece um estágio, um processo que ainda trêmulo, o profeta fica de joelhos antes de voltar a ficar de pé. Você pode estar vivendo esse estágio na sua vida, mas o mais tremendo é que logo estará completamente de pé e vitorioso.

·       O toque que te faz mudar de posição;

·       O toque que transfere poder para sua vida;

·       O toque que te prepara para receber a palavra! 

Receba o toque de poder em sua vida!

 

DIA 11 - 11 de fevereiro

DEUS VAI COLOCAR EM SUA BOCA PALAVRAS QUE SERÃO COMO REMÉDIO PARA OS QUE CHEGARAM DOENTES

Daniel 10:11 - "Ele me disse: Daniel, homem muito amado, está atento às palavras que te vou dizer; levanta-te sobre os pés, porque eis que te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, eu me pus em pé, tremendo."

“Depois de me dizer isso, fiquei em pé tremendo!”. Existem palavras que podem levantar aqueles que estão caídos, Deus tem uma palavra para você que vai te levantar nesse dia. O que esse anjo disse ao profeta o impulsionou a se levantar, pois o quadro anterior era de prostração e fraqueza. Mas uma palavra o pôs de pé, ainda trêmulo, mas de pé. Jesus disse diretamente a muitos: levanta! E indiretamente suas palavras levantavam o morto, o desistido, o acusado, o doente, o desvalido. As palavras que saíam da boca de Jesus levantavam as pessoas. Entenda a força desse texto, depois que o profeta ouviu as palavras que o Senhor mandou o anjo dizer, ele se pôs de pé. Deixe Deus usar sua boca para levantar aqueles que estão caídos, enquanto ao nosso redor vemos pessoas o tempo todo usando palavras para derrubarem outros. Seja um instrumento do Senhor para levantar os caídos.

Homem muito amado, alguém em quem Deus tem prazer! Sim, essas foram as palavras que abriram um caminho na alma do profeta e o levantou de sua fraqueza. Parecem simples, mas são poderosas! Saber que você é uma pessoa que Deus tem prazer é maravilhoso. Palavras encorajadoras, palavras incomuns, vieram como uma adrenalina para seu corpo, pois boas palavras são como remédio para nosso corpo, Provérbios 16:24 - “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.”

Veja que força tem essa palavra - “Daniel, você é homem muito amado”, imagine Deus falando seu nome e dizendo isso. Pois é, isso mesmo, Ele tem seu nome gravado na palma das mãos Dele. Toda vez que Ele a estende, se lembra do seu nome. Deus quer te curar para você curar a muitos! Ele vai colocar em sua boca palavras que serão como remédio para muitas pessoas que chegaram doentes. Daniel recebeu um favor especial de Deus. Com a força daquelas palavras, ele precisava cumprir sua missão. Com 85 anos se encontrava na última volta, mas que seria dada como um vencedor, pois com a força que muitos estão começando, Daniel estava terminando. Cuidado, pois muitos começam bem mas terminam mal!

 

DIA 12 - 12 de fevereiro

DECIDA HOJE SE SUBMETER À VONTADE DE DEUS E DIZER PALAVRAS QUE ATRAIAM O FAVOR DELE

Daniel 10:12 - "Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim."

Desde o primeiro dia em que você decidiu compreender e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas. São nossas decisões e não as condições de nossa vida que determinam nosso destino. Desde o primeiro dia, veja como o primeiro dia definiu todos os outros. Mesmo que esteja demorando, decida continuar orando, pois aqui o mundo espiritual foi descortinado por esse ser divino que veio nos dizer o que acontece quando você ora.

Veja que Daniel decidiu que antes de conquistar o que queria, ele procurou compreender e se submeter ao que Deus queria falar com Ele. Você está pronto para que as palavras recebidas ditem sua vida, suas decisões? Veja que o profeta se entrega, se humilha e por isso o céu se aproximou. A presença do anjo aproximou o céu da terra. Veja o texto, “Eu vim por causa de suas palavras”, minhas palavras atraem o favor de Deus. Decida hoje se submeter à vontade de Deus e dizer palavras que atraiam o favor de Dele.

 

DIA 13 - 13 de fevereiro

QUANDO SE ENTRA NA DIMENSÃO ESPIRITUAL POR MEIO DA ORAÇÃO, VOCÊ SE TORNA UM GIGANTE

Daniel 10:13 - "Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia."

Daniel entrou; não só o anjo que desceu, Daniel também subiu. Ele estava no meio do conflito, se encontrava em um estado paradoxal, pois ao mesmo tempo que ele se esforçava para ficar de pé, ele se encontrava em um ambiente onde em segundos se definem anos. Sendo que como líderes também vivemos nesse paradoxo, pois nos sentimos tão fracos diante de nossa humanidade e limites, e tão fortes quando em movimento de oração ou qualquer ação que fazemos no mundo espiritual, como se paralíticos na alma, porém, velozes no espírito. Nós somos os únicos seres criados por Deus que temos a capacidade de nos mover em duas dimensões, pois nossa alma se comunica através de nossos instintos com essa dimensão. E nosso espírito com a dimensão espiritual.

Veja que o anjo fala com o profeta como se ele fizesse parte de seu mundo. Porém, a capacidade de ver, entender e escrever o que viu e ouviu foi porque ele estava nessa dimensão paradoxal nesses dois ambientes, por isso esse texto é um presente deixado para nós, para entender sobre guerra espiritual, resistência e persistência. A luta do príncipe de Israel contra os príncipes da Pérsia e da Grécia aconteceu em uma dimensão invisível para nós. Ser invisível não significa que não exista.

A palavra aqui é liberação. Veja que a representação espiritual de uma nação não era proporcional ao seu tamanho ou ao seu exército, mas à promessa e portais que eram abertos por meio da oração. Se pensarmos no tamanho do império Persa e Grego diante da fragilidade que estava a nação de Israel, seu anjo perderia a batalha. Porém, Miguel venceu os dois principados e liberou o mensageiro do Senhor. Veja que sua força espiritual não limita a sua fragilidade natural. Por isso, lembre-se, você pode se sentir um Davi diante de um Golias, porém quando entra na dimensão espiritual pela oração, você se torna um gigante. Deus abençoe!

 

DIA 14 - 14 de fevereiro

SUA INTERCESSÃO TE TRANSPORTA PARA O AMBIENTE DOS ACONTECIMENTOS E TE DÁ AUTORIDADE PARA REPRESENTAR PESSOAS E CAUSAS

Daniel 10:14 - "Agora, vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo nos últimos dias; porque a visão se refere a dias ainda distantes."

Uma vez que a busca do profeta era de compreender mesmo antes de conquistar, veja que o anjo expõe sua missão. Ele diz: “Vim para fazer-te entender o que há de suceder ao teu povo.”. O principal motivo de seu jejum era para entender o que Deus havia revelado anos antes, que antes de entrarmos na última semana de nosso propósito, temos uma promessa de entendimento.

Assim como aquele anjo representava Deus, o profeta representava seu povo. O que estava para acontecer era inevitável, mas o anjo trazia o entendimento de dias futuros que o profeta não viveria para testemunhar e preparou seu povo para suportar e vencer. O que precisamos entender é que sua intercessão te transporta para o ambiente dos acontecimentos e te dá autoridade não apenas para lutar por seus próprios objetivos, mas representar pessoas e causas. Entre então nessa jornada de oração representando aqueles que você ama!

 

DIA 15 - 15 de fevereiro

PRECISAMOS AMPLIAR NOSSOS PROJETOS PARA DEUS AMPLIAR NOSSAS POSSES

Daniel 10:15 - "Ao falar ele comigo estas palavras, dirigi o olhar para a terra e calei."

Prostrado e mudo, privado da capacidade de falar até receber o segundo toque, que agora seria nos lábios, sendo dado ao profeta um novo poder de falar, ficaria claro para os ouvintes que o discurso do profeta seria mudado após aquela experiência. Como precisamos desse toque em nossos lábios! Ser ouvido não é o suficiente, almejamos por uma palavra que atinja o intelecto, mas batize aqueles que nos ouvem com mudanças reais. Que as palavras que saem de nossa boca sejam como fogo e os ouvintes como madeira seca e sejam incendiados. Como precisamos desse toque que molde nossa linguagem a linguagem do céu. Que esse anjo, que essa mão toque nossos lábios nesse dia e nos direcione a falar das coisas do céu para aqueles que estão sem esperança na terra.

Ele havia participado de um conflito espiritual, após esse conflito veio o silêncio, a pausa. Entre a visão e sua próxima fala é preciso uma pausa. Antes de decidir, pausa. Antes de continuar, pausa. Antes de agir, pausa. A pausa de Daniel não parou o céu, havia muita atividade no meio do silêncio. Quando se fala a respeito do Shabat significa cessar, que nos entendimentos que temos a respeito, gosto muito desse: voltar ao início de tudo onde só havia Deus. Pausa, isso mesmo, faça uma pausa em sua vida agora. Todo silêncio tem uma voz, e Deus quer ouvir essa voz que ecoa de seu espírito.

Que voz eu daria ao seu silêncio? Daniel 10:15 - Porque quando nos calamos, a nossa alma se expressa. Todo silêncio tem uma voz, mas não de todos que a ouvem. Sabemos que Deus a ouve, mas o silêncio fala muito quando há intimidade, quando se tem uma sinergia, uma cumplicidade com uma equipe, amigo, cônjuge, enfim, o silêncio fala muito.

Gilles Deleuze, um pensador francês, dizia que a amizade entre duas pessoas é o que faz com que elas se entendam. O fato de entender o que o outro fala é amizade, assim ele diz que para que exista amizade tem que ter um charme, mistério, empatia, porque qualquer coisa que ela diga você vai entender. Tem gente que você pede algo simples, e a pessoa não te entende. Mas em alguns casos até seu silêncio é entendido.

Assim como na visão existem pontos cegos, na fala também existem lacunas, porém precisamos tomar cuidado. Assim como o corretor de texto de um celular ou computador às vezes tenta decifrar uma palavra e faz errado, podemos também não ser compreendidos. Porém, existem pessoas que conseguem ler essas lacunas em sua fala.

Quando Daniel silenciou, Deus continuou ouvindo seu coração. Momento que nos faz refletir, pois Deus esquadrinha nossa vida e conhece nossos pensamentos, ainda que a palavra não tenha chegado em sua boca e ele já a conhece. “Porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento.” - 1ªCronicas 28:9/ Salmos 139:4.

Ou como a dissonância cognitiva que me faz receber uma palavra que não me agrada, com alegria por ser alguém que amo, ao mesmo tempo posso ouvir uma boa nova de alguém que não sou simpático a ele e não receber sua palavra. O nosso Deus conhece nossos pensamentos, ele nos entende.

 

DIA 16 - 16 de fevereiro

VOCÊ PRECISA TER UMA CAUSA, POIS A DOR DE SUA VISÃO SERÁ MEDIDA PELO SEU VALOR

Daniel 10:16 - "E eis que alguém, semelhante aos filhos dos homens, tocou-me os lábios; então abri a minha boca, e falei, dizendo àquele que estava em pé diante de mim: senhor meu, por causa da visão sobrevieram-me dores, e não me ficou força alguma."

Uma visão provoca dores. Quanto custa carregar uma visão? Havia uma arca em Israel que decidia o futuro da nação, mas não era qualquer um que carregava, somente aqueles que decidiram andar ao lado de Deus. Os filhos de Eli queriam carregar a arca, carregar uma visão sem pagar um preço por ela, por isso morreram e perderam a glória. A pior coisa que pode acontecer na vida de um sacerdote é Icabod: foi-se a glória; é quando a glória é levada. Quando Noé teve a visão de construir uma arca todos o achavam louco, mas ao chegar o dilúvio, todos queriam entrar na arca!

A dor é passageira, a desistência é para sempre. O tema aqui é superação, mostra-me um projeto de sucesso que não tenha provocado um nível de dor! Querer não é o suficiente, é preciso ir em direção ao seu propósito, mova-se em direção ao seu alvo. Desistir é o que todo mundo faz, pois no primeiro confronto em direção ao seu propósito, a pessoa diz: “não quero mais”, você vai fazer o mesmo? Uma visão de sucesso é acompanhada de dores em sua execução.

A dor de hoje pode representar o alívio amanhã. Continuar quando todos estão parando vai doer. Imagine uma maratona onde centenas largaram, centenas desistiram e uma minoria chegou. Quando você vê desistência, sua atitude é de superação ou de fazer o mesmo que todos estão fazendo? Walt Disney disse: "Prefiro o impossível, a concorrência é bem menor". A dor é ampliada quando não tem propósito porque nossa leve e momentânea tribulação produz eterno peso de glória - 2ª Coríntios 4:17. Minha tribulação precisa de um ponto de comparação, pois comparado a nada se torna dolorosa e em vão, porém comparada a glória que me aguarda, ela se torna leve e momentânea. Você precisa ter uma causa, pois a dor de sua visão será medida pelo seu valor, pois o nível de influência que ela vai exercer depois de realizada vai determinar seu valor. É caro comparado a que? É sacrifício comparado a que? A dor do sacrifício foi aliviada pela recompensa. Preciso de um propósito que alivie a dor de meu sacrifício, algo que faça valer a pena. Deus te abençoe! 

 

DIA 17 - 17 de fevereiro

DEUS NOS ESCOLHEU PARA SERMOS USADOS POR ELE

Daniel 10:17 - "Como, pois, pode o servo do meu senhor falar com o meu senhor? Porque, quanto a mim, não me resta já força alguma, nem fôlego ficou em mim."

Todas as forças se esgotaram! Acompanhando a experiência do profeta estamos vendo essa mesma cena, pois ele se desfaleceu algumas vezes diante da presença do Senhor. O fato aqui é uma pergunta de alguém desesperado em não perder nada! "Como pode esse servo do meu Senhor falar com o meu Senhor, se minha força e meu fôlego me faltam?". O fato é que ele não tem força para receber o que o Senhor tinha para ele, como se o recipiente fosse impróprio para receber o líquido, como se o recipiente fosse menor do que a quantidade que vai receber, ou feito em uma matéria-prima que não suporte o material celestial. Isso é como nos sentimos diante da Glória de Deus, nos sentimos pequenos, fracos, não merecedores. 

Não foi diferente com o profeta Isaías quando teve uma visão. Isaías 6:5 - ele reconhece que era pecador, inapropriado e tinha uma linguagem que não poderia representar o que estava vendo, mas vemos uma intervenção de um ser celestial. Veja que a mensagem se tornava mais importante que o mensageiro. O que o Senhor precisa são de recipientes prontos para receber sua glória, de mensageiros prontos para levar sua mensagem! Realmente não somos nada diante dele, mas Ele nos escolheu para sermos usados por Ele. Se você se sente fraco hoje, lembre-se, Deus te escolheu para ser o recipiente de sua vontade na terra.   

 

DIA 18 - 18 de fevereiro

ALÉM DA VOZ, PRECISAMOS DO TOQUE DO SENHOR PARA CONDUZIR NOSSA VIDA

Daniel 10:18 - "Então, me tornou a tocar aquele semelhante a um homem e me fortaleceu;"

No livro de Gênesis, temos o inventário da criação. Logo nos primeiros versículos vemos que tudo foi criado a partir da palavra que sai da boca de Deus. Vayomer Elohim - E disse Deus, veja que à medida que Deus fala, o universo vai se formando, alguma coisa acontece, algo muda, o que não existia passa a existir! Por isso entendemos que quando Deus fala, ele não está comunicando, Ele está criando. 

Porém quando Deus cria o homem, a estratégia mudou, veio o toque! Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra. Ele fez barro e começou a manusear, ou seja, pelo toque, foi moldando a semelhança que um oleiro trabalha o barro para fazer um vaso. Assim o Senhor formou o homem. Assim a natureza precisa da voz do Senhor para ser guiada. Porém, nós além da voz, precisamos do toque do Senhor para conduzir nossa vida. 

Nós vivemos a geração touch, pois começando pela tela que estou tocando agora para escrever esse texto, vemos hoje a maioria dos comandos que produzem algum resultado funcionarem a partir do toque. Apesar do comando de voz estar em alta, o toque é a grande revolução. Já fazemos isso naturalmente a ponto de esperar que tudo que tocarmos se transforme, como o toque de Midas, que na mitologia grega se dizia que tudo que ele tocava virava ouro. Na verdade nosso corpo está repleto de pontos nervosos, conexões que a medicina já fez grandes descobertas, onde toques em áreas determinadas do corpo podem causar efeitos inesperados e curativos. Enfim, o profeta recebeu uma sucessão de toques que foram conduzindo sua vida e o revigoraram. Ele diz que foi fortalecido. Oro para que você receba esse toque em sua vida hoje e seja fortalecido.    

 

DIA 19 - 19 de fevereiro

QUANTO MAIS NOS APROXIMAMOS DA PALAVRA DO SENHOR, MAIS FORTALECIDOS SEREMOS

Daniel 10:19 - "E disse: Não temas, homem muito amado, paz seja contigo; anima-te, sim, anima-te. E, falando ele comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, porque me fortaleceste."

Chega ao fim a preparação para receber a mensagem que o anjo está trazendo da parte de Deus para o profeta Daniel. Veja que primeiro ele libera o que para mim é o ponto chave para receber uma palavra de Deus, PAZ, SHALOM, que tem um entendimento abrangente. Porém, o fundamento é completo, isso é, quando estou em paz, me sinto preenchido, cheio. Logo após, a palavra é: seja forte. Sim forte, forte de verdade. Ele sente essa força entrando nele, a ponto de dizer ao anjo “continue falando, pois suas palavras me dão força”.

Veja o pedido que o profeta faz ao anjo: “continue falando!”. Apesar de termos sido criados do pó da terra, nosso fôlego de vida vem de Deus, temos a necessidade de habitar nessa Terra para sobreviver, mas Deus soprou seu fôlego em nós, sendo que a primeira respiração de Adão veio do céu, veio de Deus. Por isso, quando o ser humano se aproxima do criador, ele é fortalecido com uma força que ele não conhece, pois não vem de seu corpo ou alma, mas de seu espírito. Enquanto o profeta ouvia a voz desse ser celestial, ele era mais fortalecido. Se aproxime ao máximo da palavra do Senhor e você vai ver que Deus continua falando, e quanto mais nos aproximamos, mais fortalecidos seremos.   

 

DIA 20 - 20 de fevereiro 

A BATALHA AINDA NÃO TERMINOU, POIS O DIABO SEMPRE VAI RESISTIR AOS PLANOS DE DEUS PARA A SUA VIDA.

Daniel 10:20 - "E ele disse: Sabes por que eu vim a ti? Eu tornarei a pelejar contra o príncipe dos persas; e, saindo eu, eis que virá o príncipe da Grécia. 

A batalha ainda não havia terminado. Veja que o governante da Pérsia havia demonstrado grande bondade e misericórdia com o povo judeu permitindo que voltassem para casa e essa resolução estava sendo resistida pelo principado da Pérsia, mas o anjo Gabriel diz que logo depois de entregar a mensagem ao profeta, estaria voltando para continuar sua peleja, que uma vez vencida, viria o principado da Grécia, esse que fortaleceu por 13 anos Alexandre o Grande. Quando ele destruiu completamente o império Medo-Persa, Deus tinha planos para a Grécia que também seriam resistidos.

Falta um dia para concluirmos nosso propósito diante de Deus. Lembre-se: a batalha ainda não terminou, pois o diabo sempre vai resistir aos planos de Deus para sua vida. Veja que o anjo disse, que saindo ele, ou seja, quando ele for embora, virá outro mandado por satanás. Temos que entender que essa batalha continua, porém estamos avançando! Estamos expulsando satanás do território ocupado. Esse texto revela o fato que existe uma continuidade, que quando vencemos uma batalha, temos que nos preparar para retaliações. Esse texto também nos ensina que nossas orações enfraquecem o império das trevas e nos faz avançar em nossas conquistas. Por isso mantenha sua vida de oração, pois Deus tem planos para a sua vida.    

 

DIA 21 - 21 de fevereiro

MESMO QUANDO NÃO TEMOS A CONQUISTA NAS MÃOS, UMA COISA TEMOS: A COMPREENSÃO DA PALAVRA DO SENHOR

Daniel 10:21 - "Mas eu te declararei o que está expresso na escritura da verdade; e ninguém há que esteja ao meu lado contra aqueles, a não ser Miguel, vosso príncipe."

Deus tinha que derrotar os governantes satânicos de certos reinos para que pudesse vir o sucessor cumprindo assim sua palavra profética. As forças satânicas sempre procuraram impedir o cumprimento das profecias, sendo que o anjo mensageiro veio revelar a Daniel o futuro profético de Israel. Veja que ele se refere a escritura da verdade, e diz que além das escrituras, seria uma espécie de manual profético, normalmente lembrado em Rosh Hashanah que a cada início de ano, eram abertos e registrados, governando o novo ano.

Sempre digo que campeões são finalizadores. E com muita alegria posso dizer isso hoje a milhares de pessoas que estão nesse tempo de jejum com propósito, pois hoje encerra esse ciclo. Que a cada ano que entrarmos, possamos discernir nosso tempo para compreender os desígnios do Senhor. Mesmo quando não temos a conquista nas mãos, uma coisa temos, a compreensão dela! Nesse último texto o anjo diz: “Portanto eu direi a você o que está escrito no livro da verdade!”. Que o Eterno nos conduza! Lembre sempre, 2ª Coríntios 10:4-5 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando os sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

 
0